Paysandu e Londrina-PR se enfrentam na tarde deste sábado (26), no Mangueirão, em jogo válido pela terceira rodada do quadrangular decisivo da Série C do Campeonato Brasileiro, pois dele sairão dois dos quatro times que conseguirão o acesso para a Segundona do ano que vem. O Papão tem três pontos e o Tubarão quatro e ambos estão em boas chances, ao lado do Clube do Remo, de chegarem a uma das vagas. O que faz o confronto ganhar em importância é que será o primeiro de duas partidas seguidas entre as duas equipes, primeiro em Belém e depois no Estádio do Café, em Londrina (PR). O jogo de logo mais terá transmissão ao vivo pela Band/RBATV, às 17h.
A derrota no jogo passado, no clássico Re-Pa, diminuiu consideravelmente as chances matemáticas de classificação do Paysandu, segundo o site Chance de Gol. Antes do confronto com o rival, o time bicolor estava com 84% de possibilidades de conquistar uma das vagas à Série B do ano que vem, mas com o revés as chances caíram para 53,3%, queda de mais de 30%.
Ainda assim, o Papão ainda aparece com melhores chances dentro do Grupo D que o adversário de hoje, que tem um ponto a mais, pelo menos segundo o site. O Londrina-PR aparece logo depois, com 50,7% de probabilidade de subir. Os dois primeiros do grupo garantem o acesso para a Segundona.
Os jogadores pregam cautela, mas ressaltam a necessidade de vencer em casa para o Paysandu voltar a ficar numa situação mais favorável ainda.“O quadrangular nem dá tempo para pensar, é um tiro curto. Então, aqui em casa, vamos sempre tentar estar sempre somando e buscando a vitória”, afirmou Vítor Feijão. “A gente vem encarando todos os jogos como uma decisão e esses dois jogos são ótimos para dar uma arrancada”, confirmou Jefinho.
Papão pensa só no rival
Quase uma semana depois da derrota no clássico Re-Pa, os jogadores do Paysandu voltam a campo para mostrar que o discurso dos últimos dias não foi em vão. A garantia deles foi de que todos dentro da Curuzu souberam assimilar bem o que aconteceu diante do Clube do Remo e que isso não terá ressonância no compromisso seguinte, o de hoje. “Acho que já lambemos as feridas, já passou. Agora o nosso foco é total no Londrina. Vamos tentar buscar a vitória a qualquer custo”, garantiu o atacante Vítor Feijão.
O centroavante Jefinho é de opinião semelhante, admitindo o quanto a derrota foi sofrida, mas que foi digerida devido a experiência do elenco e a concentração em busca do objetivo maior, o acesso. “Foi dolorido perder o Re-Pa, mas a gente tem que esquecer e manter o foco no Londrina”, disse.
Último contratado pelo Paysandu para a Terceirona e alvo de muitos elogios por parte de João Brigatti, Jefinho chegou cercado de expectativas, mas teve poucas chances em campo. Até conseguiu mostrar pontos negativos, mas o tempo em campo tem sido bem pequeno. Jefinho avalia sua passagem pelo clube como muito boa, até aqui, salientando que o ataque vem numa boa fase e que isso dificulta as mudanças. Ele diz que, enquanto espera, mantém-se preparado para quando a chance aparecer. “Muita coisa boa aconteceu até a minha chegada. Mas, não dá para avaliar, até porque eu joguei poucos minutos. Porém a gente está aí trabalhando, para quando tiver a oportunidade mostrar serviço. A equipe está fazendo gol no ataque, o que está ajudando. É esperar as oportunidades”.
Equipe paranaense deve ter três mudanças
O Londrina-PR veio a Belém com prováveis três mudanças. O técnico Alemão comandou treinos nos últimos dias com o retorno do lateral-esquerdo Rafael Rosa e com os atacantes Samuel Gomes e Júnior Pirambu como novidades no setor ofensivo. O meia Celsinho e o atacante Carlos Henrique, que tiveram destaque na vitória de 3 a 2 sobre o Ypiranga-RS, ficaram entre os reservas. Com isso, o time retoma a formação com três atacantes, igual ao Papão.
Rafael Rosa volta ao time titular após ter sido liberado da rodada passada para poder se casar. Samuel Gomes ganhou a vaga no ataque após ter entrado muito bem, e ter sido decisivo diante do Canarinho, sofrendo um pênalti e marcando um dos gols. Já a entrada de Júnior Pirambu marca a retomada dele na equipe após ter sido titular na parte inicial da competição.
Dois atletas estão afastados por lesões: o lateral-esquerdo Felipe Camillo já faz o trabalho de transição após uma pubalgia; ao passo que o volante Chicão Amorim se recupera de uma contusão na coxa.
(Diário do Pará)