O Paysandu terá um reforço de peso em sua próxima partida na Série B do Brasileiro, sábado, às 20h, contra a Ponte Preta-SP, pela 16ª rodada da competição. E essa ajuda não estará dentro das quatro linhas, mas sim ao lado do gramado: o técnico Hélio dos Anjos, de 66 anos. O experiente treinador esteve ausente do comando do Papão nas duas últimas partidas do time, contra o Coritiba-PR e Ceará-CE, cumprindo suspensão pela expulsão no jogo com o Operário-PR, Dos Anjos volta a exatamente contra o adversário que ele conhece na palma da mão, por tê-lo dirigido antes de retornar à Curuzu.
O técnico, que foi substituído nos jogos anteriores por seu filho e auxiliar, Guilherme dos Anjos. Na direção da Ponte, recentemente, por duas temporadas – 2022 e 2023 -, o treinador comandou a Macaca em 65 partidas da própria Série B, Série C, Paulistão e Copa do Brasil. O treinador chegou ao clube de Campinas no dia 23 de fevereiro de 2022, deixando o cargo no dia 18 de abril de 2023, dez dias após ter levado o time ao título na Série A2 do Paulista.
RELACIONADAS:
Paysandu cria campanha para quebra de recorde na CuruzuKeffel revela o porquê de trocar a Europa pelo Paysandu
A saída do treinador se deu, segundo a imprensa paulista, em razão de divergências entre o treinador e a diretoria do clube no tocante à montagem do elenco para a disputa da Série B do Brasileiro de 2023. Dos Anjos havia pedido a contratação de cinco jogadores, mas a direção executiva do clube só contratou três atletas, nenhum deles para as posições solicitadas pelo atual comandante do Papão. O comportamento dos dirigentes desagradou Dos Anjos, que acabou tomando a decisão de entregar o comando do elenco.
Dos Anjos teria o seu contrato encerrado no final de 2023, mas as partes, técnico e diretoria, acabaram chegando a um acordo amigável. Junto com o treinador, também deixou a Macaca o seu filho e auxiliar Guilherme dos Anjos. O treinador teve a sua contratação anunciada pelo Papão no dia 28 de junho, antevéspera da partida contra o Brusque-SO, pela 11ª rodada da Série C do Brasileiro. Em sua estreia, o treinador viu o Papão cair por 2 a 0 diante do adversário catarinense, em plena Curuzu.
Quer ler mais notícias do Paysandu? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
A partir daí, o Paysandu deu a virada na competição e conseguiu o acesso à Série B deste ano. De lá pra cá, Dos Anjos e sua equipe, além do acesso à Segundona, conseguiu os títulos do Parazão e Copa Verde deste ano, com 51 partidas à frente do time bicolor, também pela Copa do Brasil. Das 20 equipes da Série B, o treinador já esteve em oito delas, com o Goiás sendo aquele que ele dirigiu por mais vezes: onze temporadas, algumas intercaladas com saídas para outros clubes.
Pronto para fazer a estreia pelo Papão
Cotado para fazer sua estreia no próximo sábado pelo Paysandu, o lateral-esquerdo Keffel, um dos quatro novos contratados do clube, vive a expectativa de enfrentar a Ponte Preta-SP. O jogador garantiu, ontem, na Curuzu, que está na chamada “ponta dos cascos” para ajudar o Papão diante da Macaca. O defensor deve substituir Kevyn, que recebeu, diante do Ceará, o 3º cartão amarelo e cumprirá suspensão. Keffel assegura que chegou ao Papão pronto para jogar, ele que está vindo do futebol de Portugal, onde defendeu as equipes do Trofense e do Torreense, por duas temporadas cada uma.
“Saí da Europa em meu melhor momento por lá”, afirmou o lateral, de 24 anos. “Nessa última temporada foi a que eu fiz mais jogos, então pude ter uma boa sequência, que é importante”, recordou o jogador, que atuou, este ano, 35 vezes pelo Torreense. Keffel contou, em sua 1ª entrevista como jogador do Paysandu, que há algum tempo já alimentava a vontade de retornar ao seu país de origem. “Creio que vou ser muito feliz aqui. Já vinha tendo o desejo de retornar ao futebol brasileiro”, disse., destacando também suas características.
“Sou um lateral muito ofensivo. Gosto muito de finalizar. Mas é preciso também ter o equilíbrio de saber defender com eficiência. Tenho como ponto forte o chute de fora da área”, comentou. O jogador ressaltou que deixou de disputar o Campeonato Português há cerca de dois meses. “O campeonato lá terminou em maio. Estava trabalhando em casa, mas agora estou aqui com o grupo, respeitando os meus companheiros, esperando pelo meu momento, que eu tenho certeza que vai chegar”, argumentou.
E MAIS…
A vitória sobre o Ceará, na última sexta-feira, deixou a torcida do Paysandu em estado de êxtase. A empolgação da Fiel deve continuar no próximo final de semana, quando o Papão recebe a visita da Ponte Preta-SP, no mesmo local, a Curuzu, pela 16ª rodada da Série B do Brasileiro. A equipe bicolor tentará diante da Macaca algo jamais conseguido no campeonato: vencer duas partidas seguidas. O máximo que a equipe conseguiu nos jogos seguintes às vitórias sobre o América-MG, Ituano-SP e Chapecoense-SC, o 1º em casa e os dois últimos fora de Belém, foram derrota e empates.
Logo após o triunfo sobre o América, o Papão foi até Recife e caiu, por 1 a 0, frente ao Sport-PE. No pós-jogo contra o Ituano e Chapecoense vieram os empates, por 1 a 1 contra CRB-AL e Operário-PR, ambos com o time jogando com o apoio dos torcedores. Mesmo com os resultados, o torcedor bicolor não arrefeceu o ânimo, lotando a Curuzu, como aconteceu contra o CRB, que teve público 13.120 pagantes nas arquibancadas e cadeiras do “caldeirão” alviceleste, público superado no jogo com o Operário, que registrou o acesso de 15.407 torcedores à Curuzu. Contra o Ceará, foram 14.653 torcedores na Curuzu, sendo 12.398 pagantes.
O Papão chama a atenção da mídia nacional por ser um dos clubes com maior montante de arrecadação de bilheteria na Segundona, o 2º clube entre os 20 participantes da Série B, com a 2ª melhor bilheteria do campeonato, só sendo superado pelo Santos. A tendência é que o Paysandu se aproxime ainda mais do Peixe na próxima rodada do Brasileiro, com a Fiel voltando a lotar a Curuzu. Pelo menos empolgação é o que não falta ao torcedor do clube. A confiança na 2ª vitória seguida do time na Série B, tudo indica, deve arrastar público superior ao registrado no jogo com o Operário.
+feminino
CBF divulga datas da decisão do brasileiro
A Diretoria de Competições da CBF divulgou, nesta terça-feira (16), a tabela detalhada do Campeonatp Brasileiro de Futebol Feminino da Série A3. Os finalistas, Vasco e Paysandu, vão se enfrentar em duas oportunidades, disputando o título da competição. As equipes já garantiram o acesso à Série A2 do ano que vem.
O jogo de ida será no Estádio da Curuzu, em Belém, no Pará, no dia 21 de julho (domingo). Já a partida de volta será no dia 27 de julho, em São Januário, no Rio de Janeiro. Ambas as partidas terão transmissão ao vivo na TV Brasil. O horário dos dois jogos está marcado para 21h.