O preparador físico André Ferreira prevê que o elenco do Paysandu vai precisar de pelo menos um mês de atividades presenciais para estar em forma e pronto para encarar a continuidade da disputa do Parazão, caso isso venha mesmo a ocorrer. Em confinamento desde que as atividades do grupo foram suspensas, a pedido dos próprios jogadores e da comissão técnica, a programação de treinamentos físicos, inicialmente, vinha sendo cumprida de maneira individual. Os atletas seguiam as recomendações da cartilha elaborada pela comissão técnica, mas desde a semana passada, o grupo passou a ter orientação via videoconferência.
A semana, que começa hoje para o plantel, voltará a ter treinamentos com a orientação de Ferreira em videoconferência. O preparador, em entrevista ao site do clube, explicou como está se desenvolvendo o trabalho home office. Ferreira informou que os treinos estão sendo divididos em programações distintas. “Segunda, quarta e sexta, a partir das 9h e por videoconferência, realizamos os pré-treinos e os treinamentos de força”, explicou o preparador, dando, em seguida, maiores detalhes sobre a nova forma de trabalho do grupo.
“Mostramos para os atletas os exercícios a serem executados e a maneira correta de execução. Controlamos o número de repetições, o tempo de recuperação entre exercícios e séries, e corrigimos possíveis erros na execução dos exercícios”, revelou Ferreira. Ele prosseguiu nas informações, detalhando a segunda parte dos treinos, cujo teor diz respeito à parte aeróbica dos atletas. A dose será repetida esta semana, conforme a programação elaborada por Ferreira e os demais profissionais responsáveis pelo condicionamento físico do elenco.
“Na terça e na quinta são realizados os pré-treinos e os treinamentos aeróbicos. Esses treinamentos são feitos através de corridas intervaladas com objetivos, tais como: distância total percorrida e velocidade, tempo e recuperação dos estímulos. Esses treinamentos aeróbicos são monitorados e controlados por GPS ou aplicativo de corrida”, apontou. Sobre o tempo para o grupo estar em forma e pronto para voltar a jogar, ele afirmou: “O tempo de preparação, acreditamos que será necessário no mínimo um mês para que nossos atletas se prepararem adequadamente para as competições que iremos disputar”, declarou Ferreira.
(Nildo Lima / Diário do Pará)