Autor de gols determinantes para a vitória do Paysandu nos jogos contra o Guarani-SP, em Belém, e Boa Esporte-MG, em Varginha, ambas por 2 a 1, o zagueiro Diego Ivo, fugindo à sua função, é uma das armas do Papão para tentar arrancar pontos nos dois jogos consecutivos que o time fará fora de casa. O primeiro deles hoje, às 20h30 (de Belém), diante do Luverdense, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O segundo será no sábado (21), no Paraná, na cidade de Londrina, diante da equipe homônima. Ivo tem sido eficaz nos cruzamentos na área, embora tenha passado em branco diante do CRB-AL.
O zagueirão, que caiu no agrado da Fiel, não só pelos gols marcados, mas também pelo espírito guerreiro que demonstra em campo, só não terá, hoje, a “mãozinha” do lateral-esquerdo Guilherme Santos, responsável pelos cruzamentos nos gols do companheiro e que está lesionado. Contudo, a esperança de que o zagueiro volte a balançar a rede não é deixada de lado. Basta que o substituto do lateral titular capriche nos cruzamentos, sobretudo nos lances de bola parada – escanteio e faltas -, de onde nasceram os gols que Ivo assinalou na Série B do Brasileiro e que compensaram a ineficiência dos atacantes do time.
BAIXAS NO TIME
Além de Guilherme, o Papão também não conta, hoje, com o reserva imediato, Peri, que cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. A terceira opção é Jean, mas com remotas possibilidades de entrar na equipe. Outro desfalque, pelo mesmo motivo, é o meia Fábio Matos, em quem o treinador Marquinhos vinha apostando até a partida contra o CRB. Já o volante Rodrigo Andrade, peça chave na equipe, ficou em Belém, tratando de uma lesão.
Para compensar os desfalques, o comandante do Papão dispõe do lateral-direito Ayrton e do volante Augusto Recife. O primeiro praticamente confirmado como titular, enquanto o segundo parece disputar uma vaga no meio de campo com Jhonnatan. A tendência, porém, é de que Recife, pela experiência que tem, comece a partida.
RIVAL QUER DEIXAR A ZONA
Depois de entrar na zona de rebaixamento com a derrota por 2 a 1 para o América-MG, o Luverdense tenta se recuperar no confronto de hoje contra o Paysandu. Para isso, o Verdão do Norte quer manter a campanha razoável que vem fazendo em jogos como mandante. Até o momento, o aproveitamento da equipe jogando em casa é de 57,3%. Em 14 jogos, venceu 6, empatou 6 e perdeu apenas 2. Nos 5 últimos jogos, mostra bons números, com 3 vitórias, 1 empate e 1 revés.
“Nós temos oscilado bastante na competição, mas sabemos que sempre podemos contar com o fator casa ao nosso favor. Ainda assim, precisamos melhorar nossos números e esse duelo contra o Paysandu é uma bela oportunidade para isso, que na verdade é uma necessidade urgente que nos temos”, disse o técnico Júnior Rocha.
O treinador deve repetir a escalação utilizada na derrota para o Coelho, no último sábado. Ele vai contar com o retorno do zagueiro Douglas Baggio, que cumpriu suspensão. De qualquer maneira, o jogador não deve iniciar no time.
(Nildo Lima/Diário do Pará)