“É um álbum desejado no fundo de nossas almas. É a consolidação de uma obra em tempo de distanciamento e recolhimento com a pandemia. " Foto: Reprodução Radio Clube do PA

Paulo Eduardo e Gil Barata respiram a boa música popular brasileira há muito tempo. Nascidos e criados em berços musicais, toda essa inspiração está muito ligada aos sambistas com estilo raiz como Nelson Cavaquinho, Cartola, Chico da Silva, Nelson Sargento, Paulinho da viola e até mesmo Chico Buarque.

“Nascemos em berços musicais. Mas minha nossa inspiração está muito ligada aos sambistas com estilo raiz. Como Nelson Cavaquinho, Cartola, Chico da Silva, Nelson Sargento, Paulinho da viola e até mesmo Chico Buarque”, enfatiza Gil Barata.

Amigos de longa data a dupla se reencontra em 2019 e inicia uma parceria inédita. Uma época bem tensa para o planeta com a pandemia do novo coronavírus, porém Paulo Eduardo e Gil Barata canalizaram toda a energia num celeiro inspirador que virou o grande álbum “Memórias”.

O lançamento acontece nesta quarta-feira, 15, em todas as plataformas digitais simultaneamente.


“É um álbum desejado no fundo de nossas almas. É a consolidação de uma obra em tempo de distanciamento e recolhimento com a pandemia. Mesmo não tendo a pretensão de virar um álbum completo, o trabalho uniu o melhor de nós dois e outros músicos incríveis que participaram desta produção que virou legado para nossos filhos, netos, amigos e todos que apreciam boa música” explica Paulo Eduardo.

A produção artística tem contribuições nos arranjos com Carlinhos 7 Cordas, letras em algumas das canções de Messias Lyra e Branka que também foi interprete de várias faixas com Lê Santana, Mateus Mescouto, Roberta Cristina e Rafael Caçula.

Gil Barata faz questão de explicar que esse trabalho é de amor. “Até mesmo em comum acordo decidimos que alguns trechos de nossas músicas não estão legais e de acordo. Nós modificamos. E uma grande honra e felicidades em participar da criação musical brasileira”.

PLATAFORMAS

 Gil Barata e Paulo Eduardo lançam hoje, 15 de dezembro de 2021, o álbum “MEMÓRIAS” com 9 músicas da dupla, interpretadas por diversos cantores. O álbum completo está disponível nas plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Apple music e Youtube music.

TRAJETÓRIA

Paulo Eduardo Cabral Furtado, conhecido artisticamente por Paulo Eduardo, é advogado, por profissão e poeta diletante desde a juventude. Manteve a atividade de compositor ao longo dos anos apenas como hobby. Foi executivo do mercado financeiro no eixo Rio – Brasília – São Paulo. Além de apreciador, é profundo conhecedor da Música Popular Brasileira – MPB.

Somente nos últimos dois anos e com 66 anos, passou a ter regularidade na atividade como compositor, após o feliz reencontro artístico com o músico Gil Barata, amigo de juventude na cidade de Itaituba no Pará. Desta parceria já nasceram inúmeras canções.

Gil Barata é violonista, cantor, compositor paraense, nasceu em 1959. Aos 12 anos de idade gostava de frequentar as rodas de choros onde seu pai tocava banjo. Foi então que tomou gosto pela música e ganhou de sua mãe um violão e deu início aos seus estudos musicais. Para adquirir mais experiência com a música, em 1984 foi estudar violão clássico no “Conservatório Pernambucano de Música” e depois, ao retornar para sua cidade natal, deu início sua carreira como cantor e compositor.

Nos anos seguintes, também ganhou vários prêmios em festivais. Em 1987 ganhou o Uirapuru de Ouro, prêmio conquistado pelo 1º lugar no Festival da Canção do Médio e Baixo Amazonas. Morou no Rio de Janeiro onde fez parcerias com os artistas Sebastião Tapajós, João Pinheiro, Mariza Sorriso, Marcia Valerri dentre outros. Hoje, radicado em Belém, com muito apreço e carinho realiza sua grande parceria musical com o letrista, amigo e conterrâneo Paulo Eduardo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui