Ir na casa do adversário e ignorar qualquer desafio, sobretudo os torcedores locais, e conquistar o título de campeão com honra: foi dessa forma que o carateca paraense Arthur Nogueira Castilho, de 16 anos, fez no mundial Japan Karate Association (JKA) para conquistar o título na competição do tipo “Kumitê” na última semana de outubro.
A conquista do atleta foi na categoria 16 a 18 anos. Arthur Nogueira foi o primeiro carateca brasileiro a vencer a competição do tipo Kumite, modalidade considerada complexa, uma vez que consiste em dois praticantes de karatê que se enfrentam em combates que duram entre dois e cinco minutos.
Conteúdos relacionados:
- Brasileiro de Karatê vira desafio para atletas paraenses
- Pará sobe ao pódio no Brasileiro de Karatê
- Paraense vai disputar torneios internacionais de karatê
A conquista contempla a rotina de treinos de Arthur, uma vez que acontece cinco vezes por semana aliada à fisioterapia necessária após a recente torção no tornozelo que o fez romper o ligamento do Talo Fibular grau 3.
“Esse título é a realização de um grande sonho. Após a conquista do meu primeiro Campeonato Brasileiro, decidi voar mais alto e fui em busca do Pan-americano, título que já conquistei por três vezes. Então senti que poderia ir mais longe e agora consegui ganhar o mundial, o que dá ao nosso estado e ao nosso país uma maior visibilidade mostrando a força do nosso karatê e dos caratecas paraenses ao mundo todo, além de incentivar que outros atletas tenham objetivos e sonhos parecidos”, disse Arthur Nogueira.
Quer mais notícias de esporte? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
Além de Arthur, o carateca Léo Brito conquistou o vice-campeonato na categoria 14 anos, assim como na categoria “Equipe, com os paraenses conquistando o terceiro lugar na competição que é considerada o maior evento de Karatê tradicional japonês.