Os governadores do Pará, Helder Barbalho, e da Califórnia, Gavin Newsom, formalizaram uma parceria bilateral robusta, visando colocar a ciência, a inovação e a bioecônomia, ainda mais no centro das discussões climáticas. O encontro ocorreu no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, localizado no Complexo Porto Futuro, em Belém.
Lançado no primeiro dia da COP30, o Vale do Silicio é um projeto que pretende transformar a biodiversidade da Amazônia em motor de inovação, desenvolvimento sustentável e geração de empregos verdes.
O governador Helder Barbalho apresentou o conceito e os investimentos do Vale Bioamazônico de Tecnologia, que visa conectar a agenda da biodiversidade amazônica com a inovação, o conhecimento e a tecnologia. Ainda de acordo com o Governador Helder Barbalho, foi firmado ainda um Memorando de Entendimento entre os estados do Pará e Califórnia, para que assim, ambos os estados desenvolvam intercâmbios e projetos do Vale do Silicio à Amazônia.
Califórnia: parceria estável e otimista
O governador Gavin Newsom expressou sua gratidão pelo acolhimento, destacando a importância da parceria entre os dois estados e nações. Ele ressaltou que a Califórnia é um “parceiro estável” que acredita em um crescimento verde e de baixo carbono.

















