Um time ofensivo, explorando as investidas pelas laterais, fustigando o adversário desde os primeiros minutos, mas, ao mesmo tempo, se postando bem na defesa. Sem esquecer, claro, de abandonar de vez o medo de jogar em casa. Tudo isso foi colocado no papel e consequentemente recomendado aos jogadores pelo técnico do Paysandu, Marquinhos Santos, durante a preparação da equipe. Agora, resta ao Papão sair da teoria e colocar o plano em prática, hoje, às 21h30, diante do América-MG, no Mangueirão, no reinício da Série B.
Marquinhos espera que seus comandados tenham assimilado bem as instruções que passou a eles nas preleções e, principalmente, nos treinos que ministrou durante a paralisação da Segundona, devido às eliminatórias do Mundial de 2018. O treinador, como já se tornou rotineiro, não divulgou a formação bicolor que pretende mandar a campo, contudo, ele admite adotar estratégia de jogo diferente da que vinha colocando em prática, conforme anunciou logo após a derrota frente ao Internacional-RS.
“Agora, inevitavelmente, é o momento crucial da competição para o Paysandu”, disse Marquinhos. “Temos de ter uma proposta mais agressiva”, anunciou, para em seguida escancarar que vai abrir mão dos três volantes para a utilização de dois meias ou até mesmo três atacantes. Portanto, o Papão enfrentará o Coelho no 4-4-2 ou no 4-3-3. De uma coisa o torcedor pode ter certeza: Nando Carandina não estará em campo por ter levado o terceiro cartão amarela. Resta saber quem ganhará a vaga.
Como o treinador não ministrou coletivo e nos treinos táticos o público e a imprensa não teve acesso, não se sabe quem substituirá Nando e quais as demais mudanças que o treinador fará. No ataque, no entanto, existe a possibilidade de Juninho, recém-contratado, fazer a sua estreia. Tendo o goleiro Emerson, o lateral-direito Ayrton, o lateral-esquerdo Peri e o atacante Bergson recuperados de lesões, dá pelo menos para confiar que o quarteto estará em campo. O resto é pura especulação.
COELHO QUER RETOMAR A LIDERANÇA
Com uma campanha quase irretocável, após um início claudicante, o América-MG vem a Belém com um só propósito: reassumir a primeira colocação da Série B do Brasileiro. A equipe mineira ocupa a vice-liderança do campeonato, com uma diferença de apenas um mísero ponto – 42 a 41 – do Internacional-RS, que ocupa o posto mais alto do G4. E para tentar surpreender o Papão, o técnico Enderson Moreira acredita ter a receita certa.
“O segredo para vencer fora é manter a mesma postura, ser uma equipe que busca o resultado, o jogo, que vai para atacar e não só defender”, ensina o treinador. “Vamos querer a posse de bola, criar perigo para o adversário. O mais importante é nossa postura para o adversário”, prossegue. Enderson, portanto, não abre mão de ter uma equipe ofensiva em campo.
A dupla de zaga Rafael Lima e Messias não vai entrar em campo contra o Paysandu. Messias está no departamento médico, tratando de uma lesão. Mas o treinador Enderson diz ter opções para recompor o setor, sem, no entanto, revelar qual será a composição do setor defensivo da equipe.
(Nildo Lima/Diário do Pará)