Com as Olimpíadas 2024 oficialmente iniciadas, após uma cerimônia de abertura cheia de reviravoltas e que rendeu uma série de memes, o Brasil está trilhando sua jornada em busca dos primeiros ouros na competição.
Leia também: Fome de ouro! Veja os paraenses que brilharam em olimpíadas
E na manhã deste sábado (27) o Brasil fez bonito no caminho em busca do lugar mais alto do pódio. Confira:
REMO
Os dois representantes brasileiros no remo skidd simples avançaram às quartas de final nos Jogos Olímpicos de Paris. Lucas Verthein e Beatriz Tavares terminaram em terceiro em suas baterias e se classificaram às quartas de final.
Verthein ficou em terceiro na quarta das seis baterias do masculino, com um milésimo de diferença para o segundo colocado. O líder foi Yauheni Zalaty, que compete como atleta individual neutro, seguido pelo norte-americano Jacob Plihal —que ultrapassou o brasileiro no fim.
Ele se manteve na vice-liderança durante praticamente toda a prova, mas perdeu o posto na última remada. Verthein completou os 2.000 metros em 6min54s96, diante dos 6min54s95 do norte-americano. O primeiro colocado fez em 6s51s45. O melhor tempo de toda a fase eliminatória foi o do holandês Simon van Dorp: 6min49s93.
Os três primeiros de cada bateria avançam direto para as quartas de final. Os demais, para a repescagem, que será realizada no domingo (28), às 4h30 (de Brasília).
O brasileiro de 26 anos está em sua segunda Olimpíada. Em sua estreia, em Tóquio, ficou em 12º.
Verthein foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado. Na ocasião, ele superou justamente o rival Jacob Plihal, que ficou com a prata.
COMO FOI A PROVA
Lucas largou na primeira raia e ficou junto do pelotão no começo da prova. Zalaty disparou na frente, com o brasileiro assumindo a segunda posição. Ele se manteve na vice-liderança durante praticamente toda a bateria, mantendo o posto tanto na metade da prova como após a marca dos 500 metros finais. No entanto, o rival norte-americano se aproximou nas últimas remadas e acabou terminando na frente do brasileiro por um milésimo de diferença.
BEATRIZ CONFIRMA VAGA
Beatriz também carimbou a terceira colocação em sua bateria. Ela terminou o percurso em 7min49s66. Quem ficou em primeiro foi a Viktorija Senkute (7min30s01), da Lituânia, seguida por Tatsiana Klimovich (7min34s31), atleta neutra.
Ela passou a marca dos primeiros 500 metros em quarto, mas depois manteve o terceiro lugar por toda a prova.
JUDÔ
O brasileiro Beatriz Tavares, de 19 anos, avançou às oitavas na categoria 60 kg masculino do judô nos Jogos Olímpicos de Paris. Já Natasha Ferreira foi derrotada na estreia e está fora do 48 kg feminino.
Michel Augusto levou sustos no início, mas se recuperou e venceu o costa-riquenho Sebastian Sancho por 1 a 0. Ele aplicou um waza-ari com 2min19s de combate e depois administrou a vantagem. O adversário começou melhor e quase surpreendeu, só que não conseguiu pontuar no início e acabou sendo dominado.
O brasileiro, embora esteja em sua primeira Olimpíadas, era o favorito na luta. Medalhista de ouro no Pan-Americano de 2023, ele é o 25º no ranking mundial, enquanto o rival ocupa a 92ª posição.
Michel vai enfrentar nas oitavas o japonês Ryuju Nagayama. Todos os confrontos da categoria serão disputados neste sábado (27).
NATASHA ELIMINADA
Natasha Ferreira foi derrotada na primeira luta pela japonesa Natsumi Tsunoda, tricampeã mundial. A derrota cedo não credencia a brasileira para a repescagem da disputa pelo bronze.
A japonesa aplicou um waza-ari com 29 segundos e venceu por imobilização com 45 segundos. Ela aplicou uma chave de braço na brasileira.
A rival era favorita. Tsunoda é a número 4 do ranking e vai em busca de sua primeira medalha olímpica, enquanto a brasileira de 25 anos ocupa a 26ª posição. Natasha teve a sua primeira participação em Olimpíadas.
NATAÇÃO
O Brasil estreou nas provas de natação das Olimpíadas de Paris na manhã deste sábado (27). A primeira a pular na piscina para disputar uma vaga na final dos 400m livre foi Maria Fernanda Costa, seguida por Gabrielle Roncatto. Com o tempo de 4min03s47, Mafê conquistou um lugar na briga pela medalha.
Gabi ficou fora e não estará mais na piscina ainda neste sábado, às 15h42 (de Brasília). Ela fez a prova em 4min10s46 e ficou em 16º geral. Grande promessa da natação brasileira, Mafê vai disputar uma final em sua primeira participação em Jogos Olímpicos.
Mafê, portanto, retorna à água ainda neste sábado para a disputa da medalha de ouro. Por decisão técnica, Mafê fica fora do revezamento 4x100m, que terá Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Giovana Reis e Maria Paula Heitmann.
Em sua bateria, Mafê virou em terceiro os primeiros 100m e depois passou para quarto. Nos metros finais, a brasileira cresceu na prova, mas acabou em quinto
Grande promessa da natação brasileira, Mafê também volta à piscina para as provas de 200m livre e revezamento 4x200m livre, junto com a amiga Gabrielle.