Em breve, o Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, será reinaugurado para a alegria de todo os amantes do esporte e, principalmente, do futebol paraense. As obras de reconstrução e modernização seguem em estágio avançado de conclusão e dentro do cronograma com todas as frentes de trabalho em execução.
Com mais de 40 anos de existência, há mais de 20 anos, o Mangueirão não recebia grandes intervenções em toda a estrutura do complexo. A falta de manutenção preventiva e corretiva ocasionou todos os problemas estruturais identificados pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Desde então um grande trabalho tem sido realizado no estádio, desde o mês de fevereiro de 2021, quando as obras de reforma e ampliação foram iniciadas.
Como já foi adiantado pelo DOL, a reabertura do estádio deverá acontecer no mês de setembro e todos vivem a expectativa para que a Seleção Brasileira faça o primeiro jogo após as reformas. No mesmo mês, no dia 22, Brasil e Argentina se encaram pelas Eliminatórias da Copa do Mundo no Qatar e uma reunião em junho pode definir que Belém será o palco do confronto.
OBRAS EM ANDAMENTO E NOVO GRAMADO PLANTADO
Com relação ao novo gramado do Mangueirão, um vídeo que viralizou através das redes sociais, mostra com detalhes que o serviço de plantio, juntamente com o sistema de irrigação e drenagem, já foi totalmente realizado e dentro dos próximos dias, o campo de jogo já poderá ser visualizado com a nova grama cobrindo totalmente o palco dos futuros grandes espetáculos.
As obras na principal praça esportiva do estado do Pará, visam aumentar a capacidade para mais de 50 mil expectadores nas arquibancadas no qual estão sendo construídas mais rampas de acesso, mais banheiros, elevadores, espaço para bares e restaurantes, proporcionando conforto e comodidade para que toda a família possa prestigiar eventos a nível nacional e internacional, conforme relatou em sua última entrevista coletiva, o secretário de estado, Ruy Cabral.
“A partir da chegada do estádio, nós aumentamos a capacidade do estacionamento, duplicamos a quantidade de rampas de acesso às arquibancadas além de alargarmos, mudamos todos os assentos para cadeiras com encosto, ampliamos as cadeiras cativas de seis para doze mil lugares, extraímos todo o gramado antigo, colocamos grama nova, grama padrão internacional”, disse.
O secretário prosseguiu. “mudamos o sistema de irrigação, potencializamos a iluminação, câmera de monitoramento central de monitoramento, nós teremos toda uma segurança, locais específicos para que sejam observados a de comportamento, a questão de segurança do torcedor, enfim, diversas mudanças para possibilitar o melhor cenário para torcedores, jogadores e toda a equipe de atuação no Mangueirão”, relatou.
🌱🏟#GramadoMangueirão • Nesta terça-feira (31), iniciamos o plantio do gramado do novo Mangueirão. Mais uma etapa importante das obras de reconstrução e modernização do maior palco do futebol paraense. #SedopPA #NovoMangueirão #Gramado #BermudaCelebration #ArenaEsportiva pic.twitter.com/gntNwtWHHN
— Sedop – Pará (@ParaSedop) June 1, 2022
VISTORIA DOS BOMBEIROS E DA COMITIVA DA CBF
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através do Centro de Atividades Técnicas, em conjunto com a Diretoria de Serviços Técnicos, realizaram, na manhã da última segunda-feira (24), uma vistoria técnica em todo o estádio Mangueirão, com o intuito de observar o andamento das obras relacionadas ao sistema de segurança contra incêndio e emergências, para garantir que o estádio esteja em condições seguras para recepcionar o jogo da Seleção Brasileira contra a Argentina, previsto para ocorrer no dia 22 de setembro de 2022.
Durante a vistoria, o foco principal foi relacionado com as saídas de emergência, observando a largura das rampas, acessos e rotas de fuga, visando mensurar a capacidade de público do estádio, que após a finalização das obras deve girar em torno de 50 mil pessoas. Além disso, também foram verificadas as construções das novas cabines de imprensa, cadeiras, camarotes, revitalização da cobertura da arquibancada principal, o controle dos materiais de acabamento e revestimento e demais medidas de segurança contra incêndio e emergências.
A próxima vistoria a ser realizada no Mangueirão será da comitiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que estará no mês de junho – ainda sem data confirmada – em Belém. A visita faz parte do protocolo da entidade que irá verificar a possibilidade da Seleção Brasileira disputar a partida de reabertura do novo Mangueirão.
NOVIDADES NO PROJETO DO NOVO MANGUEIRÃO
O novo Mangueirão terá algumas novidades no projeto em execução. Além dos restaurantes em uma área atrás dos gols, e da construção de 14 novas rampas de acesso, novos vomitórios (corredores que ligam à arquibancadas), e ampliação do estacionamento, também será realizada a criação de uma zona mista.
A entrada dos jogadores dos dois times ao campo de jogo será junta, seguindo as normas do padrão FIFA. Para que isso ocorra, todos os vestiários do estádio serão realocados para o Lado B (tradicional da torcida do Paysandu). O espaço onde ficava o vestiário no Lado A (tradicional da torcida do Remo) será demolido e, no lugar, será construído uma espécie de museu ou memorial.
Com orçamento inicial de R$ 146 milhões, os custos da obra no Mangueirão já ultrapassam os R$ 200 milhões. O local está sendo modernizado de acordo com os padrões exigidos pela Conmebol e CBF. Além de partidas de futebol, o estádio também estará apto para voltar a receber eventos de atletismo, além de shows, congressos e demais atividades.