O ex-goleiro Ferreira, que atuou por diversas equipes do futebol nordestino nas décadas de 1980 e 1990, morreu neste sábado (29), aos 61 anos, em Salvador, na Bahia. O sepultamento está programado para este domingo (29).
João Jorge Ferreira Couto teve uma passagem marcante vestindo a camisa do Paysandu nas temporadas 1994 e 1995, onde encerrou a carreira pouco tempo depois de participar da histórica vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo-SP, pelo Brasileirão de 1994, em pleno Morumbi, quando o atacante Mirandinha marcou os dois gols do triunfo bicolor. Informado sobre o falecimento de seu ex-atleta, o clube alviceleste publicou uma nota de pesar.
“O Paysandu Sport Club lamenta profundamente o falecimento de João Jorge Ferreira Couto, o Ferreira, ex-goleiro do clube. Contratado na temporada de 1994, Ferreira defendeu a meta do Papão até o ano de 1995, sempre com atuações memoráveis. Os mais profundos sentimentos aos familiares e amigos”, diz o texto publicado no site oficial do clube.
LEIA TAMBÉM:
Há 23 anos, Papão de Mirandinha calava o Morumbi
Paysandu x Águia: um tira-teima que vale final no Parazão
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Nascido em Salvador, capital da Bahia, em 13 de janeiro de 1962, começou a se destacar no Galícia-BA, mas fez sucesso no Catuense-BA antes de chegar ao Santos-SP, em 1988. Ao longo de sua longa carreira também vestiu a camisa de Bahia-BA, São Bento-SP, Avaí-SC, Inter de Lages-SC, Santa Cruz-PE, Náutico-PE e Paysandu, onde “pendurou as luvas” em 1995.
VITÓRIA HISTÓRICA NO MORUMBI
Seu melhor momento no Papão da Curuzu, onde jogou entre 1993 e 1995, com uma curta passagem pelo Náutico em 1994, foi na histórica vitória sobre o São Paulo-SP, em pleno estádio do Morumbi, no dia 24 de setembro de 1994. Na ocasião, o Tricolor Paulista havia acabado de perder a decisão da Copa Libertadores para o Velez Sarsfield, da Argentina.
Naquela tarde, a equipe comandada pelo técnico Telê Santana entrou em campo com nomes como Zetti, Cafu, Alemão, Palhinha e Euller, conhecido como o “Filho do Vento” devido a sua famosa velocidade em campo. Aliás, foi em uma clara referência ao atacante são-paulino que a Fiel Bicolor passou a chamar o também velocista Mirandinha de “Pai do Vento”.
Além de Mirandinha, que fez os dois gols do Paysandu no Morumbi, Ferreira também foi outro destaque da partida. O goleiro fechou a meta bicolor e foi decisivo para o ótimo resultado fora de casa.
Além desse triunfo inesquecível, Ferreira também foi destaque em várias outras partidas memoráveis pela Primeira Divisão de 1995, como na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, no Mangueirão, e no empate em 1 a 1, jogando fora de casa contra o fortíssimo Grêmio-RS, que seria campeão brasileiro na temporada seguinte.