Na atual – e nada animadora – situação da pandemia do novo coronavírus faz com que a grande maioria dos times da Série A do Brasileirão adote cautela e, ao menos por enquanto, seja contra o retorno imediato do futebol. As informações reunidas pelo UOL Esporte junto aos clubes mostram que, no geral, a posição é aguardar as determinações das autoridades antes de dar qualquer passo.

Segundo a reportagem apurou, apenas Flamengo, Internacional e Grêmio vão na contramão dos demais clubes e têm certa pressa para que o esporte volte à ativa, mesmo que, por enquanto, com portões fechados. Os clubes, inclusive, são os únicos entre os 20 da elite — mais o Cruzeiro — a já terem realizado os testes para identificar a Covid-19 no elenco.

Como cada clube trata a volta do futebol e os testes de Covid-19:

ATHLETICO

Aguarda as orientações dos governos, especialmente estadual. Pretende realizar os testes, mas num momento oportuno.

ATLÉTICO-GO

Quer voltar aos treinamentos, mas desde que as atividades sejam liberadas pelas autoridades. Também pretende fazer os testes.

ATLÉTICO-MG

Tem relativa pressa para voltar e fará testes com o elenco na próxima segunda-feira (11).

BAHIA

Ainda não cogita a retomada dos jogos. Fará os testes quando o retorno ao CT estiver programado.


BOTAFOGO

Não tem pressa para a volta do futebol. Pretende fazer os testes quando estiver próximo do retorno e, por enquanto, não tem previsão para retomar o convívio.

CEARÁ

“Não tem como estar pensando em retorno de futebol neste momento”, diz o executivo Jorge Macedo. Já tem os testes programados, mas estes só acontecerão quando as autoridades liberarem a volta aos treinos. CORINTHIANS Só irá retornar depois do aval das autoridades médicas do país. Clube se programa para fazer os testes.

CRUZEIRO

Trabalha sem pressa e ainda não tem definição sobre o retorno das atividades.

FLAMENGO

Tem pressa para a volta do futebol. Pretende voltar aos treinos o quanto antes, mas aguarda próximas resoluções dos governos. Já fez os testes de Covid-19 no elenco.

FLUMINENSE

Clube acredita que não é o momento do futebol brasileiro dar qualquer sinalização de retorno do esporte e reforça posição de só retornar aos treinos presenciais quando os órgãos governamentais e de saúde derem o aval para o retorno em segurança.

FORTALEZA

Só pensa no retorno do futebol quando as autoridades permitirem. Pretende fazer os testes.

GOIÁS

Decisão de retornar aos treinos depende de avaliação que vem sendo feita semanalmente. Aguarda o momento propício, baseado nas autoridades sanitárias, para retornar. Pretende fazer os testes assim que o grupo se reapresentar.

GRÊMIO

Apoia a retomada imediata do futebol, com portões fechados, mas aguarda autorização estadual e municipal. Já fez testes no elenco.

INTERNACIONAL

Apoia a retomada imediata do futebol, com portões fechados, mas aguarda autorização estadual e municipal. Já fez testes no elenco. PALMEIRAS Acha que ainda é cedo para a volta do futebol. Pretende fazer os testes assim que houver uma posição das autoridades de saúde e governo do estado que considerem seguro o time voltar a treinar.

RED BULL BRAGANTINO

Só pretende retornar ao futebol quando tiver o respaldo das autoridades sanitárias. Pretende fazer os testes quando os treinos presenciais forem liberados.

SPORT

Pretende fazer os testes quando o elenco voltar a treinar. Apoia-se nas autoridades para opinar sobre a volta do futebol. “É uma decisão que um presidente de clube não pode tomar individualmente, e sim aguardar que haja um indicativo do Ministério da Saúde e em consonância com as Secretarias de Saúdes dos Estados para que com um protocolo único atendido”, diz o presidente Milton Bivar.

SANTOS

Não tem pressa. Ainda não fez os testes e aguarda uma posição das autoridades para voltar aos treinos.

SÃO PAULO

Acha que ainda é cedo para a volta do futebol. Pretende fazer os testes assim que houver uma posição das autoridades de saúde e governo do estado que considerem seguro o time voltar a treinar.

VASCO

Endossa o discurso do Flamengo no Rio de Janeiro, quer o retorno, mas evita registrar oficialmente o desejo de volta imediata. Não fez testes e só programará a compra de kits quando as autoridades derem o aval para o retorno aos treinos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui