—
Um total de 3.652 dias separam a data de 8 de julho de 2014 desta segunda-feira, 8 de julho de 2024. Há 10 anos, o Brasil vivenciava a inesquecível Copa do Mundo de 2014, sediada no país após 64 anos desde o último torneio intercontinental realizado por aqui, em 1950, quando a Seleção Brasileira perdeu na final para o Uruguai em pleno estádio do Maracanã.
A festa da torcida brasileira em 2014 era motivada pela confiança de que o hexacampeonato seria conquistado em casa naquele ano e a história de 1950 não mais se repetiria. No entanto, havia a Alemanha no caminho para a final no Maracanã.
CONTEÚDO RELACIONADO:
7×1: um vexame entalado na garganta para sempreAutor do Gol de honra no 7 x 1, Oscar pode voltar ao Brasil
Era uma tarde de terça-feira quando a Seleção Brasileira entrou em campo para enfrentar a Alemanha em partida válida pelas semifinais da Copa de 2014. Diante de um estádio Mineirão lotado de torcedores, com 58.141 pagantes vestidos, em sua ampla maioria, com a camisa verde e amarela, a Canarinho vivenciou sua maior e mais vexatória derrota com sete gols sofridos e apenas um marcado.
O placar de 7×1 ao fim do jogo ficou marcado no imaginário de milhões de brasileiros por anos. Em 2024, uma década depois, a data de 8 de julho é amplamente conhecida como o “fatídico dia” da Seleção Brasileira, em especial nas redes sociais, onde, até os dias atuais, circulam memes a respeito da goleada histórica.
Quer mais notícias de esporte? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Ao fim do primeiro tempo daquela semifinal, a Alemanha já tinha o elástico placar de 5×0, com quatro gols feitos em menos de sete minutos, o que, sem dúvidas, foi a parte mais traumatizante da partida para a torcida.
O início do segundo tempo parecia mais promissor à Seleção Brasileira, apesar da diferença no placar. Mas o que parecia ser um alívio para a agonia das dezenas de milhares de torcedores no estádio e milhões de brasileiros que acompanharam o jogo pela televisão, logo se tornou a sequência de um pesadelo. Aos 33 minutos da segunda metade da semi, a Alemanha já tinha 7 gols marcados. O singelo gol de honra veio com Oscar, aos 44 minutos.
RELEMBRE OS “MELHORES” MOMENTOS DO 7X1:
TRAGÉDIA INESQUECÍVEL
Assim construiu-se um dia que nunca mais foi esquecido pelos brasileiros: 8 de julho de 2014. O “fatídico dia” ainda está bastante vivo no imaginário dos torcedores, ainda mais diante dos desempenhos demonstrados pela Seleção Brasileira ao longo da última década, até a recente eliminação na Copa América 2024 nos pênaltis contra o Uruguai.
Apesar do 7×1 contra a Alemanha, até então este é o melhor resultado recente do Brasil em Copas do Mundo depois do penta em 2002, por ter conquistado o 4º lugar na competição — após o massacre alemão, a Seleção foi derrotada por 3×0 na disputa do 3º lugar contra a Holanda.
Nos mundiais de 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul), 2018 (Rússia) e 2022 (Catar), a Seleção Brasileira foi eliminada ainda nas quartas de finais, contra a França, Holanda, Bélgica e Croácia, respectivamente. E a situação para a Copa de 2026 (Canadá, México e EUA) não é muito promissora, visto que o Brasil ocupa apenas a sexta posição nas Eliminatórias sul-americanas.