Durante visita ao Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, de forma bem-humorada, sobre a escolha das sedes da Copa do Mundo de 2014, sediada pelo Brasil. Em fala descontraída, Lula reafirmou algo já dito por ele em 2023, que, se tivesse poder de decisão na época, Belém teria sido escolhida como cidade-sede no lugar de Manaus, no Amazonas.
“Se eu tivesse o direito de dizer aonde ia ser a Copa do Mundo, vocês podem ter certeza que seria aqui no Pará. Como eu gosto de futebol, eu sei que o estado do Pará tem muito mais história do futebol do que o estado do Amazonas. E, portanto, se algum estado na Amazônia tivesse que ter a Copa do Mundo, seria aqui no Pará”, declarou o presidente.
CONTEÚDO RELACIONADO
A declaração reacende a rivalidade histórica entre os dois estados da Região Norte e faz referência à forte tradição do futebol paraense. Clubes como Remo e Paysandu são protagonistas de um dos clássicos mais tradicionais do país, o famoso “Re-Pa”, considerado patrimônio cultural do Pará.
Na Copa de 2014, o Amazonas foi o único estado da região amazônica a sediar partidas, com jogos realizados na Arena da Amazônia, em Manaus. A exclusão de Belém da lista de cidades-sede gerou, ainda em 2009, por ocasião da escolha das 12 cidades, diversas críticas de torcedores e autoridades locais, que destacaram o potencial esportivo e a infraestrutura da capital paraense.
Encerramos um dia de bastante trabalho. Inauguramos na noite desta quinta (2) o Parque Linear da Nova Doca, e anunciamos novos investimentos em drenagem em Belém. Este parque será um dos principais legados da COP30. O projeto melhora as condições de deslocamento e fluidez do… pic.twitter.com/Xe5UAy7xzW
— Lula (@LulaOficial) October 3, 2025