Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba, comentou o uso do VAR já nas oitavas de final da Copa do Brasil e enalteceu o recurso. Em entrevista à CBF TV durante o sorteio dos confrontos do torneio, o ex-árbitro se demonstrou confiante quanto à eficácia da utilização do árbitro de vídeo a partir da próxima fase.
“A gente está antecipando uma fase em relação ao ano passado (na última edição, o VAR só foi utilizado a partir das quartas de final). Os árbitros já terão experiência dos estaduais e do começo do Brasileirão, mais conhecimento. A coisa já está fluindo mais naturalmente”, declarou, lembrando que a partir das oitavas de final, a Copa do Brasil já adota as novas regras definidas pela International Football Association Board (IFAB).
Gaciba também elogiou a evolução do árbitro de vídeo no futebol nacional. “Saltamos de 5 minutos de paralisação nos estaduais, para 2 minutos e agora no último fim de semana a média foi de 1 minuto”, afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem.
Em relação a possível falta de estrutura em alguns estádios, o ex-árbitro garantiu que não será um problema para a utilização do VAR. “Se não tiver estrutura, será feito. Tem toda uma estrutura que a CBF está colocando à disposição dos clubes. Todo estádio que receber um jogo das oitavas de final da Copa do Brasil terá árbitro de vídeo”, esclareceu.
Confira os confrontos válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil (clubes da esquerda fazem primeiro jogo em casa):
Corinthians x Flamengo
Fluminense x Cruzeiro
Atlético-MG x Santos
Sampaio Corrêa x Palmeiras
São Paulo x Bahia
Internacional x Paysandu
Juventude/Vila Nova-GO x Grêmio
Fortaleza x Athletico-PR
Fonte: Gazeta Esportiva