O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou a suspensão do Campeonato Paraense de 2023. A decisão, assinada pelo presidente da instituição, Otávio Noronha, impede o início da competição, que estava prevista para este sábado (21), até que seja resolvida uma pendência da competição do ano passado, envolvendo a escalações irregulares que poderiam alterar a classificação do campeonato.
Entenda a polêmica completa clicando aqui.
Os clubes Paragominas, Castanhal e Itupiranga entraram com recuros na Justiça Desportiva alegando escalações irregulares feitas pelo Águia de Marabá e o Bragantino. Os clubes solicitaram o adiamento da competição deste ano até que o processo esteja julgado, já que uma decisão favorável acarretaria na perda de pontos do Águia e Bragantino, alterando a classificação do campeonato.
Neste caso, o Bragantino seria rebaixado no lugar do Paragominas, enquanto o Castanhal pegaria a vaga na Série D no lugar do Águia.
O STJD determina prazo de 24 horas para a notificação e cumprimento da medida e que “lance nos autos as certidões de julgamento e oficie ao Auditor Relator para que lavre o acórdão no prazo de 48h, sob pena de sua responsabilização; e para que, lavrado ou não o Acórdão, envie os autos a este STJD, no prazo de 72 horas”.