O Benfica é o mais novo campeão português. Neste sábado, os Encarnados garantiram o 36º troféu do campeonato nacional – o quarto consecutivo – ao golearam o Vitória de Guimarães por 5 a 0, no Estádio da Luz, em Lisboa. O time da casa resolveu a partida no primeiro tempo, marcando com Cervi, Jimenez, Pizzi e o brasileiro Jonas. Na etapa final, Jonas fez mais um.
Com o resultado, o Benfica chegou a 81 pontos e não pode ser mais alcançado pelo vice-líder e arquirrival Porto. Mesmo que vença os dois jogos que ainda restam para disputar, os Dragões só conseguem atingir 79 pontos e, portanto, não tem mais chances de título. Apesar da goleada, o Vitória de Guimarães garantiu o quarto lugar e a vaga na Liga Europa.
A 34ª e última rodada do Campeonato Português acontece no próximo final de semana e não terá grandes atrativos na parte de cima da tabela, já que o título e os classificados para a Liga dos Campeões da Europa já estão definidos. No domingo (21), o Benfica visita o Boavista, enquanto o Vitória de Guimarães recebe o Feirense.
O jogo – O Benfica foi soberano durante todo o primeiro tempo e precisou de menos de 45 minutos para decidir a partida. Empurrado pelos torcedores e jogando em ritmo intenso, os Encarnados não tiveram dificuldades para abrir o placar. Logo aos 11 minutos, Jonas bateu cruzado da entrada da área, o goleiro espalmou para o lado e Cervi pegou o rebote para colocar os donos da casa da frente.
O Benfica não diminuiu o ritmo após o primeiro gol e, cinco minutos depois, ampliou a vantagem. O goleiro brasileiro Ederson fez lançamento longo para Jimenez, que dominou com categoria, deu um chapéu no arqueiro adversário e completou de cabeça para o fundo das redes.
Os dois gols de vantagem logo no início do jogo deram tranquilidade para os donos da casa trabalharem a bola e obrigaram os visitantes a atacar mais. Aproveitando os espaços deixados pelo rival, o Benfica aumentou a contagem na marca de 37 minutos. Jonas serviu Pizzi na entrada da área e o argentino só precisou escolher o canto e correr para o abraço.
Aos 44, Pizzi retribuiu o favor de Jonas e, após erro na saída de bola do Vitória de Guimarães, o argentino deixou o brasileiro frente a frente com o goleiro adversário. Com extrema categoria, Jonas deu um toque por cobertura e selou a goleada benfiquista, concretizada apenas na etapa inicial.
Com o jogo definido, o segundo tempo perdeu em emoção. O Benfica não deixou de buscar o ataque, porém não apresentou a mesma intensidade mostrada no começo da partida. Entregue em campo, o Vitória de Guimarães pouco conseguia fazer. Mesmo administrando o resultado, o Benfica chegou ao quinto aos 22 minutos. Cervi foi derrubado na esquerda da área e o árbitro marcou pênalti. Jonas foi para a cobrança e deu números finais ao confronto.
Fonte: Gazeta Esportiva