Antes mesmo de terminar o ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já terá de resolver um problema para organizar o Campeonato Brasileiro da Série C de 2019, por conta do inchaço dos times da região norte-nordeste.
Tudo porque nenhuma equipe das dez agremiações que disputaram a chave A da Série C conquistaram o acesso. Os classificados do grupo, Náutico-PE, Atlético-AC, Santa Cruz-PE e Botafogo-PB não atingiram o objetivo e vão ficar na Terceira Divisão no ano que vem.
Se não bastasse este dilema, a chave norte/nordeste da Série C poderá ter até 14 equipes, sendo que três já estão confirmadas: Treze-PB, Imperatriz-MA e Ferroviário-CE, equipes que subiram da quarta divisão.
Além destas equipes, a chave poderá ter equipes rebaixadas da Série B. Atualmente, CRB-AL e Sampaio Correa-MA estão na zona de rebaixamento e outras equipes podem ingressar na Terceirona, em caso de rebaixamento.
A fórmula de disputa da competição é alterada a cada dois anos e em 2019, o torneio poderá ser alterado. Alguns defendem um formato semelhante a Série C, com 20 times se enfrentando em turno e returno, mas a CBF teria problemas para bancar despesas.
Outra alternativa poderia ser a volta do antigo regulamento, com quatro grupos de cinco times cada, porém alguns times ficariam sem calendário mais cedo.
A definição da Série C será somente no ano que vem e até lá, as especulações vão ocorrer.
VEJA O PANORAMA DA SÉRIE C 2019
REMANESCENTES: Náutico-PE, Atlético-AC, Santa Cruz-PE, Botafogo-PB, Confiança-SE, Remo, Globo-RN, ABC-RN, Luverdense-MT, Tombense-MG, Ypiranga-RS e Volta Redonda-RJ.
QUEM SUBIU DA SÉRIE D: Ferroviário-CE, Treze-PB, Imperatriz-MA e São José-RS
QUEM ESTÁ NA ZONA DE REBAIXAMENTO DA SÉRIE B: Boa Esporte-MG, Sampaio Correa-MA, Brasil-RS e São Bento-SP.
QUEM CORRE RISCO: Paysandu, CRB-AL, Criciúma-SC, Juventude-RS, Londrina-PR e Oeste-SP.
(DOL)