Nem mesmo a utilização do árbitro de vídeo conseguiu evitar polêmicas em torno da arbitragem na primeira partida da final da Libertadores. E não foram poucas as controvérsias do jogo, desde cartões mal aplicados até pênalti não assinalado.
No fim da partida, no momento em que o arqueiro do Lanús corria para buscar a bola e o cobrar o tiro de meta rapidamente, uma confusão perto das placas de publicidade entre o goleiro Andrada e o gandula do Grêmio também passou desapercebido pela arbitragem.
Logo após o término da partida, a Fox Sports da Argentina divulgou a imagem do gandula gremista correndo e cuspindo no goleiro Andrada. O próprio presidente do Lanús acusou o gandula de tentar agredir o arqueiro grená. Contudo, imagens feitas pela torcida gremista mostram o momento em que Andrada empurra o gandula que, após isso, tenta partir para cima do jogador.
Devido a tanta confusão neste primeiro jogo, o Grêmio não espera um clima amigável em Buenos Aires. Por isso, o clube gaúcho enviou representantes para uma reunião com a Conmebol, na sede da entidade, em Assunção, no Paraguai.
Pelo site oficial, o Grêmio emitiu um comunicado sobre os acontecimentos no jogo. Confira:
“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica o ingresso de impugnação no Tribunal de Disciplina da Confederação Sul-Americana de Futebol em relação aos fatos ocorridos na primeira partida da final da Conmebol Libertadores Bridgestone, realizada no dia 22 de novembro de 2017.
Comunica ainda o agendamento de reunião em Asunción, no Paraguai, na qual se fará presente o presidente do Clube, Romildo Bolzan, bem como o envio de pedido de providências para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adote medidas para garantir o equilíbrio da competição e o fair play.”
Fonte: Gazeta Esportiva