Goiás está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (17), após um primeiro tempo sonolento na Arena Barueri, o Esmeraldino saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada diante do Oeste e garantiu o acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro em 2019. Os gols da partida, que terminou em 3 a 1 e foi válida pela 37ª rodada da Série B, foram anotados por Mazinho, para os donos da casa, além de Alex Silva (duas vezes) e Giovanni, em favor dos visitantes.
Com o resultado, os comandados de Ney Franco chegaram à marca de 60 pontos na tabela de classificação, assumindo a vice-liderança da competição. Atrás, estão Avaí, também com 60 pontos, além de Ponte Preta e CSA, ambos com 59. Contudo, catarinenses e campineiros se enfrentarão na última rodada da disputa nacional, o que significa que os dois não podem alcançar o time goiano, somente um ou outro.
Pelo lado do Oeste, o Rubrão ainda tem chances de acabar rebaixado. O clube de Roberto Cavalo estacionou nos 45 pontos, caindo para a 15ª colocação ao fechamento da rodada e ficando à frente de Criciúma (44) e Paysandu (43), precisando vencer no jogo seguinte para não correr nenhum risco.
Na próxima e última rodada da Segundona, o Oeste vai até Varginha para encarar o lanterna e já rebaixado Boa Esporte, às 17h00 (horário de Brasília) do sábado seguinte. O Goiás, por sua vez, recebe o Brasil de Pelotas no Serra Dourada, no mesmo dia e horário.
O jogo – O Goiás criou as melhores chances no primeiro tempo de partida. Aos 18, o atacante Rafinha arriscou uma pancada de fora da área, obrigando Airton a fazer bela defesa para evitar o tento que abriria o placar em favor do Esmeraldino.
Dezessete minutos depois, o Oeste respondeu. Marcinho serviu bonita assistência para Bruno Lopes, que fez o cabeceio, mas parou em Tiago Cardoso. Na reta final do período, os visitantes quase chegaram ao gol por duas vezes: aos 39, Alex Silva aproveitou lançamento de Giovanni e testou com perigo; por fim, já nos acréscimos, foi a vez de Giovanni servir João Afonso pelo alto, mas o meia também desperdiçou a oportunidade.
Na etapa final, o confronto só foi esquentar a partir dos 19 minutos. Em tal marca, Marcinho lançou Mazinho, que fintou a zaga esmeraldina e tocou na saída do goleiro Tiago Cardoso: 1 a 0 e placar aberto na Arena Barueri. Entretanto, a alegria do Oeste pouco durou.
Mal deu tempo de comemorar o gol e, praticamente no lance seguinte, o Goiás empatou. Giovanni cobrou falta para a grande área e Alex Silva completou de cabeça, na saída de Airton, empatando o confronto. O Oeste não desistiu da vitória, e assustou em chegada de Raphael Luz, que cabeceou na trave, além de Mazinho, que obrigou Tiago Cardoso a fazer boa defesa.
Aos 31, no entanto, o Goiás definiu o jogo. Em contra-ataque, Michael encarou a marcação de dois defensores e encontrou Alex Silva sozinho na meia-lua, de frente para o gol. O lateral encobriu Airton e Conrado salvou em cima da linha, mas pecou no domínio e ofereceu a bola novamente ao rival, que encheu o pé para o fundo das redes e decretou a virada esmeraldina.
Ainda deu tempo de mais um: já nos acréscimos do segundo tempo, Giovanni concluiu contra-ataque perfeito do Goiás e tocou para o fundo das redes, fazendo o gol e decretando o 3 a 1 no placar.
FICHA TÉCNICA
OESTE 1 x 3 GOIÁS
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 17 de novembro de 2018, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG)
Cartões amarelos: Betinho (Oeste); Rafinha, Júnior Viçosa e João Afonso (Goiás)
Gols: OESTE: Mazinho, aos 19 minutos do segundo tempo; GOIÁS: Alex Silva, aos 21 e 31 minutos do segundo tempo, e Giovanni, aos 49 minutos do segundo tempo.
OESTE: Airton; Adriano Alves, Joilson, Jomar (Raphael Luz) e Conrado; Lídio, Betinho, Marciel, Marcinho (Ceará) e Mazinho; Bruno Lopes (Pedrinho)
Técnico: Roberto Cavalo
GOIÁS: Tiago Cardoso; Alex Silva (Caique Sá), Victor Ramos, David Duarte e Ernandes; Gilberto, João Afonso (Léo Sena) e Giovanni; Rafinha (Maranhão), Júnior Viçosa e Michael
Técnico: Ney Franco
Fonte: Gazeta Esportiva