Em datas especiais no futebol, onde importantes títulos são lembrados, o torcedor sempre relembra com carinho aqueles que foram decisivos na trajetória de alguma conquista. Geralmente, nomes de artilheiros ou importantes jogadores são os mais recordados ao longo da história. Mas de modo especial, na Copa do Clubes Campeões, a Fiel Bicolor costuma falar com carinho daquele que foi o mentor de todo o grupo de jogadores: o técnico Givanildo Oliveira.
Tendo sua primeira passagem no futebol paraense, ainda no ano de 1987, para comandar o Paysandu, Givanildo é conhecido por ser o técnico mais vitorioso em toda a história bicolor. Na trajetória dele, além de campeonatos estaduais (sendo com ele, o último tricampeonato nos anos 2000, 2001 e 2002), o treinador também comandou o time nas conquistas da Série B do Campeonato Brasileiro e Copa Norte, em 2001, além da Copa dos Campeões de 2002, que levou o clube a épica Libertadores.
Paysandu relembra 20 anos da conquista da Copa dos Campeões
Uma publicação compartilhada por Givanildo Oliveira ⚽ (@givanildooliveiraoficial)
No dia em que o eterno Campeão dos Campeões relembra os 20 anos da conquista mais importante da história do clube, Givanildo Oliveira fala com bastante carinho da decisão ocorrida contra o Cruzeiro, no qual o time paraense venceu no tempo normal por 4 x 3 (revertendo a vantagem mineira, que no duelo de ida, em Belém, ganhou por 2 x 1), e também nos pênaltis pelo placar de 3 x 0.
“Merecemos pelo que fizemos. Foi um time valente. É difícil encarar uma equipe como essa do Cruzeiro. Uma equipe forte, com um grande treinador, de muita pegada. Então, conseguir ser campeão perdendo o primeiro jogo e correndo atrás do placar tem uma importância muito grande não só para o Pará, mas para o nosso lado também do Nordeste, pois sou nordestino. Os jogadores, pelo que fizeram em campo, estão de parabéns”, relatou o mestre Giva, como carinhosamente é conhecido.
Uma publicação compartilhada por Givanildo Oliveira ⚽ (@givanildooliveiraoficial)
Desde que saiu do América Mineiro, no início da temporada de 2022, Givanildo Oliveira está livre no mercado da bola. Entretanto, o peso de suas conquistas marcam a carreira deste que é um dos mais renomados técnicos de futebol em todo o país. Além do Paysandu, onde acumula uma rica e gloriosa passagem, Givanildo Oliveira é reverenciado tanto na equipe bicolor, quanto no rival, Clube do Remo. No Leão, foram cinco passagens que acumularam títulos estaduais (o último conquistado em 2018).