Único treinador a conquistar títulos nacionais com o América Mineiro, o pernambucano Givanildo Oliveira é uma das grandes figuras da história do clube de Minas Gerais. Nomeado carinhosamente como ‘Mestre Giva’ pelo torcedor americano, a gratidão pelo treinador se materializou: o técnico ganhou réplica em forma de boneco. Na estreia histórica do Coelho na Libertadores, na noite desta quarta-feira (23), a torcida organizada Barra Una fez o ex-treinador estar presente em um importante momento para o clube, de uma forma um tanto ‘inusitada’.
Torcedores confeccionaram uma mini-estátua do treinador, reproduzindo a foto icônica que virou um dos maiores ‘memes’ do futebol nacional. No registro de Ricardo Fernandes para o Diario de Pernambuco à época, Giva foi flagrado levando a mão aos órgãos genitais enquanto comandava seu trabalho à beira do gramado.
Uma publicação compartilhada por Givanildo Oliveira ⚽ (@givanildooliveiraoficial)
A relação entre América e Givanildo é antiga. Foi em 1997 o primeiro encontro entre o pernambucano e o clube mineiro. De lá para cá, Giva esteve em outras quatro oportunidades na área técnica do Coelho. O mais recente reencontro aconteceu no final de 2018, sendo demitido em 2019 após não conseguir evitar o rebaixamento à Série B.
Nos mais de 22 anos de história, o ‘Mestre Giva’ acumula glórias como a conquista da Série B de 97, primeiro título nacional do clube, da Série C de 2009 e a ida à final do Mineiro de 2012, decisão que não contava com a presença do América há 11 anos. Ainda, à frente do Coelho, o vitorioso treinador soma três acessos.
Porém, dentro de campo, a situação não foi das melhores possíveis para o América. Jogando pela primeira vez na história pela Libertadores, o Coelho perdeu para o Guarani do Paraguai, no Independência, em Belo Horizonte, por 1 a 0. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, 2 de março, em Assunção.
FUTEBOL PARAENSE
Uma publicação compartilhada por Givanildo Oliveira ⚽ (@givanildooliveiraoficial)
Tendo sua primeira passagem no futebol paraense, ainda no ano de 1987, para comandar o Paysandu, desde então o técnico Givanildo Oliveira acumula uma rica e gloriosa passagem tanto na equipe bicolor, quanto no rival, Clube do Remo. No Leão, foram cinco passagens que acumularam títulos estaduais (o último conquistado em 2018).
No Papão, Givanildo é conhecido por ser o técnico mais vitorioso em toda a história bicolor. Na sua trajetória, além de campeonatos estaduais (sendo com ele, o último tricampeonato nos anos 2000, 2001 e 2002), o treinador também comandou o time nas conquistas da Série B do Campeonato Brasileiro e Copa Norte, em 2001, além da Copa dos Campeões de 2002, que levou o clube a épica Libertadores.