O Fortaleza oficializou Thiago Carpini como novo treinador para a temporada de 2026, logo após confirmar a saída de Martin Palermo, que deixou o cargo na noite desta quinta-feira (11). Aliás, Palermo teve o nome ligado nas últimas horas de uma possível vinda ao Clube do Remo – que no próximo ano irá disputar a Série A. Carpini, de 41 anos, assinou contrato até o fim de 2026 e chega ao Tricolor de Aço após comandar o Juventude na última temporada.
O novo comandante chega acompanhado dos auxiliares Estephano Djian e Márcio Goiano, do preparador físico Caio Gilli e do analista Josué Romero. O grupo terá pela frente um calendário intenso, com Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a Série B do Brasileirão, competição em que o clube busca o retorno à elite do futebol brasileiro. A contratação marca ainda o fim de cinco temporadas do Fortaleza sob o comando de técnicos estrangeiros.
Conteúdo relacionado
Carreira e credenciais de Thiago Carpini
Carpini ganhou relevância nos últimos anos com bons trabalhos. Em 2023, conduziu o Juventude ao acesso para a Série A. Em 2024, comandou o São Paulo, conquistando a Supercopa do Brasil. Ele também brilhou no Vitória, onde permaneceu mais de um ano com uma impressionante sequência de 22 jogos de invencibilidade, garantindo vaga na Copa Sul-Americana de 2025.
Natural de Valinhos (SP), ele iniciou a carreira como auxiliar no XV de Piracicaba, passando também por Botafogo-PB e Guarani. Como jogador, atuou como zagueiro e volante em clubes como Ponte Preta, Atlético-MG, Athletico-PR, Bahia, Guarani, América-RN e Caldense, além de experiências no futebol da Grécia e da China.
Fortaleza mira retorno à Série A
O CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, destacou que Carpini reúne o perfil ideal para liderar o projeto de reconstrução do clube:
“Fechamos com Thiago Carpini para ser o treinador do Fortaleza com o principal objetivo de voltar à Série A. É um treinador jovem, moderno, muito cobiçado no mercado brasileiro, e que tem feito bons trabalhos. Entendemos que é o nome certo para conduzir o Fortaleza de volta à primeira divisão”, afirmou.
A saída de Palermo
O argentino Martin Palermo não seguirá no comando em 2026. Seu contrato era válido até o fim da temporada 2025 e seria renovado automaticamente caso o Fortaleza permanecesse na Série A, o que não aconteceu. Após reuniões com o departamento de futebol, clube e treinador decidiram encerrar o vínculo.
Em nota, o Fortaleza agradeceu ao técnico, destacando que ele “demonstrou compromisso e foi fundamental na reta final do ano”. Palermo deixa o Pici com 17 jogos no comando, somando 8 vitórias, 4 empates e 5 derrotas.

















