A decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que anulou as eleições e consequentemente, afastou Ednaldo Rodrigues da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode complicar o futebol brasileiros nos próximos anos, entre clubes e a Seleção Brasileira.
A FIFA tem uma série de sanções aos países que não tomam medidas administrativas internas, sem a intervenção de terceiros e o caso ocorrido, nesta quinta-feira (7), pode dar um título nada agradável ao único país pentacampeão mundial.
Entre as penalidades previstas estão a ausência do filiado em competições organizadas pela FIFA. Na última Copa do Mundo, disputada no Catar, a Rússia foi banida da repescagem europeia devido a guerra contra a Ucrânia, o que movimentou a possibilidade do país se filiara a Confederação da Ásia.
CONTEÚDO RELACIONADO
Em Belém, escolinha da CBF inscreve até quinta-feiraCBF define datas para a Copa Verde 2024Clube do Remo ou Paysandu: quem lidera ranking da CBF?
A ausência da Copa do Mundo de 2026 seria o pior acontecimento da história do futebol, uma vez que o Brasil é o único país que disputou todas as edições da Copa do Mundo. A punição também envolve o futebol feminino e os torneios de base, como prevê o estatuto da FIFA.
E as penalidades não param por aí: os clubes também podem ser punidos e o primeiro poderá ser o Fluminense. Atual campeão da Libertadores, o Tricolor pode dar a vaga de bandeja para o Boca Juniors, da Argentina, que representaria a Conmebol no Mundial de Clubes, competição que será disputada na Arábia Saudita na próxima semana. O Tricolor já anunciou a lista de jogadores que vão disputar o torneio.
Quer saber mais de esporte? Acesse o canal do DOL no Whatsapp
Junto com o Flu, as equipes do Flamengo e Palmeiras também podem ficar fora do Super Mundial de Clubes, em 2025. A medida também afeta os times brasileiros que ficariam de fora da Libertadores e Sul-Americana de 2024, uma vez que a Conmebol pode também punir a CBF pela decisão jurídica.
Curiosamente, a medida jurídica aumenta a tensão no sorteio dos grupos da Copa América de 2024 que será realizado nesta noite. A competição que será em junho de 2024, nos EUA pode mudar sem a Seleção Brasileira, que daria ao Uruguai a condição de cabeça de chave e um país da Concacaf participar da competição.
E MAIS