A pequena Vitória de seis anos, aluna de uma escola particular, já domina algumas palavras na língua inglesa.
A menina sabe falar as cores, fazer saudações e nomes de frutas em inglês.
Mas em média o preço de uma escola bilíngue, em via de regra português / inglês, não sai por menos de 1.000,00 a mensalidade. Um valor nada convidativo para uma grande parcela da população.
Na intenção de oferecer igualdade de oportunidades, a prefeitura de Belém abriu uma escola exclusiva com o ensino bilíngue, para atender crianças de famílias de baixa renda. Oportunidade de igualdade na educação.
A escola Francisco de Assis funciona no bairro da cremação e apresenta estrutura de excelência para garantir o aprendizado da criançada.
A escola foi inaugurada em janeiro, durante as comemorações do aniversario de Belém, e por conta da pandemia teve as aulas presenciais suspensas, mas logo deve ter as atividades presenciais retomadas.
Márcia Bittencourt, secretaria municipal de educação, explica que a escola é um presente para a educação pública e que esse formato bilíngue nada mais é do que uma oportunidade para que as crianças possam crescer tendo contato com a língua inglesa.
A unidade de educação infantil tem capacidade de receber 250 crianças de 4 a 6 anos de idade e a escola, passa ser referência de oportunidade de aprendizado para alunos da escola municipal de ensino de Belém.
Texto: Eduardo Marques