Rádio Clube do Pará

Em busca do centésimo, relembre títulos mais marcantes de Federer

No último domingo, Roger Federer marcou mais uma vez seu nome na história do tênis ao dar um grande passo na carreira. Ao vencer o romeno Marius Copil, por 2 sets a 0, parciais 7/6 (5) e 6/4, o suíço conquistou mais uma vez o título do ATP 500 de Basel e agora está a apenas uma conquista de alcançar a marca de 100 troféus desde que se tornou profissional, em 1998.

Faltando pouco para conseguir o feito, os fãs do atual número três do mundo podem se recordar dos títulos mais marcantes, sendo grande parte deles conquistas de Grand Slam, onde Federer é o maior campeão com 20 troféus.

Sem dúvida, um dos títulos que está na “prateleira” de mais marcantes na carreira do suíço é o torneio de Wimbledon de 2009. Na ocasião, Federer enfrentou o americano Andy Roddick na grande decisão e, após uma longa jornada de mais de quatro horas, conquistou seu 15° troféu de Grand Slam, se tornando, de maneira isolada, o maior vencedor, ultrapassando o lendário Pete Sampras, que venceu em 14 oportunidades.

Outro título marcante é o Milão, em 2001. Apesar do torneio italiano não ser um dos principais do calendário da ATP, o troféu foi o primeiro na carreira de Federer. Curiosamente, o homem estiloso, comportado e com a barba sem fazer não era o semblante do suíço, que, com apenas 19 anos, usava um longo rabo de cavalo, roupas folgadas e um sorriso que revelava a pouca idade.

Já a primeira conquista de Grand Slam na carreira aconteceu em 2003, justamente no solo onde se tornaria rapidamente “rei”. Jogando o torneio mais tradicional do tênis com apenas 21 anos, Federer conquistou Wimbledon ao derrotar na grande final o australiano Mark Philippoussis. O tempo mostraria que o suíço não venceu por acaso, pois venceu o torneio mais seis vezes.

Federer após conquistar o Aberto da Austrália em 2017 (Foto: AFP)

Se o título em Milão já faz bastante tempo, o título do Australian Open de 2017 não faz tanto assim. Há quase dois anos, Federr fez a alegria de milhões de fãs ao ganhar de Rafael Nadal, um de seus maiores rivais, o torneio australiano, primeiro Grand Slam do ano, após uma longa final de cinco sets. Com isso, o suíço quebrou um jejum de quase cinco anos sem conquistar um Major.

Fonte: Gazeta Esportiva

Sair da versão mobile