O líder do campeonato de Fórmula 2, Felipe Drugovich, ampliou sua liderança na classificação depois de vencer a corrida principal em Zandvoort. A largada foi dominada por dois incidentes de Logan Sargeant. Um que o viu travar na primeira curva, e um segundo em que ele foi para a barreira na curva sete, encerrando sua corrida e trazendo as bandeiras vermelhas.
Brasileiro fica perto do título da Formula 2 e de vaga na F1
Em um reinício sob Safety Car, Drugovich sobreviveu a uma tentativa de ultrapassagem de Jack Doohan durante a volta nove, e os esforços do favorito da casa, Richard Verschoor, para ir longe com seus pneus macios e tentar um undercut, para manter a liderança. Oito voltas depois, outro Safety Car foi trazido depois que o pneu dianteiro esquerdo de Marino Sato não foi colocado corretamente.
FELIPE DRUGOVICH DO BRASIL!!! 🇧🇷
Quinta vitória na temporada e com a mão na taça, com 70 pontos de vantagem no campeonato, sendo que restam 78 pontos a serem disputados.
O NÚMERO 1!!! @FelipeDrugovichpic.twitter.com/5SpMVXrKo0
— Blog Fórmula 1 🏁 (@blog_formula1) September 4, 2022
O segundo Safety Car foi rapidamente seguido por um terceiro, quando Liam Lawson, segurando a liderança na relargada, decidiu deixar para o último momento a freada. Isso causou alguns empurrões no meio e levou Doohan, segundo colocado, a ser pego por trás, em um incidente que o empurrou para a barreira e encerrou sua corrida.
Esses incidentes também arruinaram a corrida de Theo Pourchaire. O francês tentou alongar seu primeiro stint para limitar seu tempo nos pneus macios, mas teve qualquer vantagem eliminada, com os carros incapazes de fazer a parada obrigatória sob o Safety Car. A vitória de Drugovich o deixa com 70 pontos de vantagem no topo do campeonato, com a série indo para Monza em seguida para o penúltimo evento da temporada em 9 de setembro de 2022.
🐉| Momento em que Amir Nasr entrega a bandeira do Brasil para Felipe Drugovich. 🇧🇷#Formula2 pic.twitter.com/WtnfbAgaJF
— Felipe Drugovich Brazil (@DrugovichBrazil) September 4, 2022