Após o resultado das eleições presidenciais do último domingo (30), a qual Lula [PT] foi eleito em disputa com o atual presidente Jair Bolsonaro [PL], a diretora de responsabilidade social do Flamengo, Angela Machado, fez postagens em sua conta no Instagram atacando nordestinos. Esposa do presidente do clube, Rodolfo Landim, ela teceu críticas ferrenhas à região onde Lula venceu com grande vantagem.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
A funcionária do clube “fechou” sua conta na rede social, na qual já tinha declarado apoio a Bolsonaro, e fez campanha após a conquista da Copa Libertadores da América pelo Flamengo, ainda dentro do gramado em Guayaquil.
Em uma publicação ao lado de Rodinei, destaque daquela partida, e apoiador do presidente, Angela fez o sinal com o 22, número do presidente na eleição, e escreveu: “Vencemos uma. Falta a outra”.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Ainda em Guayaquil, a cúpula de dirigentes do Flamengo também se manifestou politicamente. Os diretores tiraram fotos, uniformizados com a camisa do clube, fazendo o número 22 com as mãos.
Estavam juntos Luiz Eduardo Baptista,o Bap (presidente do Conselho de Administração), Gustavo Oliveira (vice de comunicação), Rodolfo Landim (presidente), Rodrigo Dunshee (vice geral) e Reinaldo Belotti (CEO).
LEIA TAMBÉM:
+ CBF cria comissão de combate ao racismo dentro do futebol
+ Futebol mostra que decisão do STF sobre racismo não funciona
+ Flamengo x Corinthians: onde assistir esse e outros jogos
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Por conta dos 69,34% de votos na região Nordeste no candidato Lula e a vitória de Bolsonaro em outras regiões, a diretora publicou: “Ganhamos onde se produz, perdemos onde se passa férias”.
A esposa de Landim ainda associou os nordestinos a “carrapatos” na sequência do post, usando um apelido dado aos eleitores de Bolsonaro como referência: “Se o gado morrer, o carrapato passa fome”.
XONOFOBIA É CRIME!
No mês de outubro, a Defensoria Pública dos Estados do Nordeste lançou uma campanha nas redes sociais para alertar sobre as violências direcionadas aos nordestinos, sobretudo no que diz respeito à estrutura social e educacional da população, após o resultado eleitoral do primeiro turno de 2022.
Os nove estados assinam as publicações para reforçar que o discurso ou prática de xenofobia é crime. Previsto na Lei Nº 9.459/97, enquadra aqueles que possam vir a praticar, induzir, incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Além disso, quem comete xenofobia é passível a reclusão de um a três anos e multa.
SAMPAIO CORRÊA SE MANIFESTOU
O Sampaio Corrêa, clube do Maranhão que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, se manifestou após a publicação nas redes sociais de Ângela Machado, diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, pejorativa aos nordestinos.
Através de seu Twitter oficial, o Sampaio Corrêa repudiou a “declaração xenofóbica” da dirigente:
“O Sampaio Corrêa repudia a declaração xenofóbica da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, que agrediu o povo nordestino com insultos depreciativos. O Nordeste merece respeito. Nordestinos com orgulho!”, afirmou o clube maranhense em postagem nas redes sociais”.
O Sampaio Corrêa repudia a declaração xenofóbica da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, que agrediu o povo nordestino com insultos depreciativos. O Nordeste merece respeito. Nordestinos com orgulho! pic.twitter.com/O4wKN8ijx1
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) November 2, 2022
E MAIS – VEJA TAMBÉM EM FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL