Dia 27 de julho é histórico para os bicolores. É que nesta data, o Paysandu comemora o aniversário do seu estádio: Leônidas Sodré de Castro, conhecido como Curuzu ou “Vovô da Cidade”.
A origem do nome do estádio foi porque o então torcedor Leônidas Castro teve grande influência na compra do terreno. Antes de pertencer ao Paysandu, o local era conhecido como “Campo da Firma Ferreira & Comandita”.
Além disso, Leônidas Castro foi presidente do clube alvi-celeste entre 1930 a 1931. Neste último ano, o Paysandu havia conquistado o certame estadual dentro de casa.
O local teve não somente futebol, mas também música: em 1982, a banda Stress entrou para a história ao realizar um show de Heavy metal em um estádio de futebol e o local escolhido foi justamente o estádio bicolor. O evento teve mais de 20 mil pessoas.
Se tratando de futebol, o estádio consagrou o Paysandu em alguns momentos, como por exemplo, a vitória por 3 a 0 sobre o Peñarol-URU, em 18 de julho de 1965. Os gols daquela partida foram anotados por Ércio, Milton Dias e Pau Preto.
Confira outros grandes jogos do Paysandu na Curuzu:
Paysandu X ABC-RN – Série B 91
Paysandu X Americano-RJ – Série B 91
Paysandu X Santa Rosa – Parazão 97
Paysandu X Remo – Série B 2001
Paysandu X Avaí-SC – Série B 2001
Paysandu X São Raimundo-AM – Copa Norte 2002
Paysandu X Águia – Série C 2009
Paysandu X Cametá – Parazão 2011
(Diego Beckman/DOL)