O segundo dia da Cúpula dos Lideres do Clima, que acontece nesta sexta feira (07), deve abordar debates como transição energética, justiça climática e também a celebração dos 10 anos do Acordo de Paris.
A programação inicia ás 10h, com a Sessão Plenária e mesa de discussão temática sobre a Transição Energética, que vai discutir o avanço de fontes renovaváveis, como hidrogênio verde, energia solar e éolica, especificamente na Amazônia.
Outros pontos a serem abordados do dia são: captação de novos investimentos internacionais, o fortalecimento do Fundo Amazônia e a cooperação técnica para o desenvimento de tecnologias limpas.
O Brasil deve apresentar metas atualizadas de redução de emissões até 2035 e apoiar a criação de um mecanismo internacional de compensação ambiental. A expectativa é pela divulgação da “Declaração de Belém”, documento que consolidará compromissos multilaterais em favor de uma ação climática mais justa, inclusiva e sustentável.
Neste segundo dia de Cúpula dos Lideres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reuniões bilaterais com o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, e com o presidente de Moçambique, Daniel Chapo. As conversas devem consolidar parcerias em bioenergia, reflorestamento e agricultura sustentável, reforçando laços de cooperação entre o Brasil, a Europa e o continente africano.
O encerramento do dia será marcado pela sessão temática “10 Anos do Acordo de Paris: Contribuições Nacionalmente Determinadas e Financiamento Climático”, que reunirá líderes globais para avaliar as metas climáticas e propor novos mecanismos de financiamento e valorização das florestas tropicais.


















