Empoderar e Capacitar Pessoas para Acelerar o Progresso social e do desenvolvimento humano como pilares da transição climática justa. Esse será o tema central nas discussões no terceiro dia de Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém. O protagonismo às pessoas em mais um dia de evento deve se estender no foco em saúde, emprego, educação, cultura, justiça, direitos humanos e trabalhadores.

Outro destaque será o debate sobre integridade da informação climática, com o objetivo de fortalecer a confiança pública e combater a desinformação — tema considerado crucial para garantir o engajamento da sociedade e a transparência das políticas ambientais.


Na parte da tarde, o Evento de Alto Nível “Cúpula dos Proprietários de Ativos” reunirá líderes empresariais e investidores globais para debater estratégias de financiamento e responsabilidade social corporativa na transição ecológica. O encerramento do dia será marcado por uma sessão especial sobre narrativas e contação de histórias para enfrentar a crise climática, destacando o papel da comunicação e da cultura na mobilização global.

Cidades e comunidades no centro da ação climática

O segundo dia da COP30 foi marcado pelo tema “Impulsionando a Ação Local e Subnacional para Construir Resiliência e Melhorar Vidas”, destacando o papel de estados e municípios como protagonistas da agenda climática.

Outro marco foi o lançamento do Plano para Acelerar a Governança Multinível (PAS), que busca integrar 100 Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) até 2028 e capacitar 6.000 gestores locais. O Brasil e a Alemanha foram anunciados como copresidentes da Coalizão CHAMP, reforçando a liderança conjunta na governança climática multinível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui