Embora tenha permanecido fora da zona classificação às semifinais pouquíssimo tempo, durante a atual Série C, é difícil encontrar um torcedor do Clube do Remo azulino satisfeito ou seguro com a campanha que o time faz até aqui.
E em parte é fácil compreender pelo equilíbrio da competição – a distância azulina da zona fora do G4, e às vezes até do rebaixamento, poucas vezes foi confortável, com o risco de se afastar de uma ponta e se aproximar da outra em poucas rodadas. Com apenas mais 6 jogos até o final da primeira fase, fizemos um exercício de matemática e estatística para avaliar o que o Remo precisa para garantir presença no mata-mata, que vale o sonhado acesso à Série B e, também, para eliminar as chances de rebaixamento.
A análise dos números, atuais e histórico, mostra que o Remo vem numa boa média e que, nos últimos jogos, o ponto chave para qualquer discussão sobre classificação é garantir 3 vitórias. Dentro do Baenão, o discurso do técnico Léo Goiano e seus comandados tem sido de garantir os 100% de aproveitamento em casa e beliscar pontos fora.
Até aqui é o que o time fez. Caso conquiste apenas as 3 vitórias nos jogos em que tem mando, o time passa a ter chances boas de classificação. Com menos que isso, a vaga no G4 é possível, mas fica bem menos provável pelo equilíbrio na tabela até aqui.
SÉRIE D, NÃO!
Já o descenso, no momento, é ideia quase descartada. Com mais uma vitória, o time praticamente garante a permanência na Série C. Seria necessário uma reação dos times no fundo da tabela e algum desastre, como 5 ou 6 derrotas seguidas azulinas – algo pouco provável, dado que o time não emendou duas derrotas consecutivas, sequer, até aqui. De toda forma, é bom manter o olho aberto. Após brigar pela liderança da chave, o Botafogo-PB emendou 5 derrotas seguidas após vencer o Leão e hoje olha primeiro para a parte baixa da tabela. Na página ao lado, baseado nas análises matemáticas do site Chance de Gol, apresentamos os vários cenários possíveis para o Remo garantir a classificação para as quartas de final. Confira!
(Taion Almeida/Diário do Pará)
Conteúdo Relaci