Ícone do site Rádio Clube do Pará

Confira os cenários em que o Botafogo ainda pode ser campeão

Na noite da última quarta-feira (29), o Botafogo vivenciou um momento de desalento após o empate surpreendente contra o Coritiba, no último segundo da partida, que reduziu drasticamente suas chances de conquistar o título do Brasileirão.

Com mais esse resultado decepcionante, a matemática do Botafogo agora se desenha como um desafio complexo, envolvendo resultados específicos e a necessidade de superar desvantagens em critérios de desempate para manter vivo o sonho de ser campeão brasileiro.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Glorioso agora enfrenta uma probabilidade de apenas 3,5% de ser campeão, em contraste com os 85,9% do líder Palmeiras.

CONTEÚDO RELACIONADO

Botafogo faz nos acréscimos, leva empate e vê título longe
Palmeiras goleia América-MG e pode ser campeão no domingo
Atlético-MG detona o Flamengo e embola briga pelo título

Quer saber mais notícias do Brasileirão? Acesse nosso canal no WhatsApp.

A disparidade nos números não se resume à pontuação, pois o Botafogo, atualmente com 63 pontos, está três abaixo do Palmeiras, que lidera com 66. Além disso, critérios de desempate como número de vitórias (18 x 19) e saldo de gols (23 x 30) favorecem o Palmeiras.

Apesar dos desafios matemáticos, ainda existem cenários possíveis para o Botafogo conquistar o título:

1. Duas vitórias:

   – Se o Botafogo vencer Cruzeiro e Internacional, chegando a 69 pontos, terá que torcer para o Palmeiras não vencer Fluminense e Cruzeiro. Caso o Palmeiras conquiste pelo menos uma vitória, o Botafogo precisará superar um saldo de gols que atualmente favorece o líder em 7 gols.

2. Uma vitória e um empate:

   – Se o Botafogo somar quatro pontos contra Cruzeiro e Internacional, alcançando 67 pontos, terá que torcer para o Palmeiras perder para Fluminense e Cruzeiro. Se o Palmeiras empatar um dos jogos, o Botafogo precisará reverter um saldo de gols favorável ao líder em 7 gols. Atlético-MG e Flamengo, ambos com 63 pontos, não podem vencer ambos os jogos restantes.

3. Vitória única:

   – Se o Botafogo vencer apenas um jogo contra Cruzeiro e Internacional, atingindo 66 pontos, terá que torcer para o Palmeiras não pontuar, reverter um saldo de gols de 7 gols a favor do líder e torcer contra Atlético-MG e Flamengo, que não podem somar quatro pontos nos dois últimos jogos.

VEJA MAIS:

Read More

Sair da versão mobile