O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo dá o pontapé inicial para o torneio no Qatar às 12h (de Brasília) de amanhã (1º), no Centro de Exibição e Convenção de Doha. As possibilidades são muitas, mas há boas chances de um “grupo da morte” com a Alemanha, que pode cair no grupo do Brasil ou da atual campeã mundial França, por exemplo.
Todo o sorteio é baseado na versão mais recente do ranking de seleções da Fifa, divulgado hoje (31). O anfitrião Qatar é cabeça de chave do grupo A e está acompanhado no pote 1 por Brasil, Argentina, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Portugal (veja a projeção dos potes mais abaixo). A Copa do Mundo começa em 21 de novembro.
Os potes da Copa do Mundo já estão definidos para o sorteio de amanhã.
Qual grupo você gostaria de ver? pic.twitter.com/HtsYRTrsYK
— Curiosidades Europa (@CuriosidadesEU) March 31, 2022
Como será o sorteio?
Trinta e duas bolinhas estão divididas em quatro potes. Primeiro serão sorteados os cabeças de chave, em seguida os demais potes. Cada bolinha sorteada preencherá, em ordem, as vagas do grupo A ao H, pulando um ou outro grupo a depender das restrições continentais (veja mais abaixo). Três das seleções ainda estão indefinidas, mas as vagas serão sorteadas normalmente.
Brasil x Alemanha na fase de grupos?
A tetracampeã Alemanha surge como seleção mais temida do pote 2 e pode enfrentar qualquer um dos cabeças de chave, incluindo o Brasil. O último confronto em Copas do Mundo foi, como se sabe, o 7 a 1 da semifinal de 2014. De lá para cá, as seleções só se enfrentaram uma vez, com vitória brasileira por 1 a 0 em um amistoso disputado em Berlim, em 2018.
Sorteio tem direcionamento e restrições
Como já é tradicional em Copas do Mundo, há limitações no sorteio para que um grupo não tenha europeus demais —ou de menos. É obrigatório que os oito grupos tenham pelo menos uma e no máximo duas seleções europeias, desta forma já sabemos de antemão que cinco grupos terão dois europeus.
Na prática, esta restrição passa a valer no sorteio a partir do pote 3. Nenhum dos outros continentes pode ter dois representantes no mesmo grupo da Copa. Por isso, Brasil e Argentina não terão em seus grupos Equador e Uruguai, por exemplo. O mesmo vale para o Qatar, que não pode enfrentar outro asiático durante a fase classificatória.
Ranking da FIFA atualizado. pic.twitter.com/T0OjwsRyg8
— Curiosidades Europa (@CuriosidadesEU) March 31, 2022
Vagas indefinidas têm restrições dobradas
Também há direcionamento para as três vagas ainda indefinidas no sorteio, o que é uma novidade. As vagas da repescagem internacional têm restrições dobradas: o classificado que sair de AFC x Conmebol (Austrália, Emirados Árabes ou Peru) não pode cair em grupo com asiáticos, nem com sul-americanos; enquanto o que sair de Concacaf x OFC (Costa Rica ou Nova Zelândia) não pode pegar norte-americanos. Já a vaga que vem da Uefa (Escócia, País de Gales ou Ucrânia) tem as mesmas restrições das outras seleções europeias.
Atraso aumenta chances de grupo da morte
A pandemia de covid-19 empurrou a repescagem internacional para junho, e a indefinição sobre os três últimos classificados aumenta as chances de a Copa do Mundo ter o chamado “grupo da morte”. Se a repescagem fosse antes do sorteio, seleções como País de Gales, Ucrânia ou Peru entrariam no pote 3 em caso de classificação.
Como o sorteio acontece antes, as vagas que estes países disputam são do pote 4 —e quem passar cai em um grupo teoricamente mais duro. Não é impossível uma chave com Brasil, Alemanha, Irã e País de Gales, por exemplo, ou França, Holanda, Japão e Peru.
Projeção dos potes do sorteio da Copa do Mundo
Pote 1: Qatar, Brasil, Argentina, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Portugal
Pote 2: Alemanha, Croácia, Dinamarca, Estados Unidos, Holanda, México, Suíça e Uruguai
Pote 3: Coreia do Sul, Irã, Japão, Marrocos, Polônia, Senegal, Sérvia e Tunísia
Pote 4: Arábia Saudita, Camarões, Canadá, Equador, Gana e três seleções indefinidas (uma da repescagem europeia e duas da repescagem internacional).