Os resultados da penúltima rodada do Brasileiro tornaram o tricampeonato consecutivo do Palmeiras uma missão quase impossível. O próprio Abel Ferreira afirmou em coletiva que o campeonato “já está praticamente definido” e citou o planejamento para o ano que vem.
“Estamos com uma série de 15 jogos que perdemos dois e vamos lutar até o fim, mas sabendo que já está praticamente definido o que vai acontecer. O Botafogo vai jogar em casa e vocês conhecem o futebol brasileiro. […] Vamos lutar até o fim, tivemos o mérito de ser a única equipe a bater de frente com este poderoso Botafogo”, disse o técnico alviverde.
Conteúdo Relacionado:
- Botafogo perto de gritar campeão; Palmeiras espera milagre
- São Paulo deve poupar mais de meio time contra Botafogo
O clube paulista precisa vencer o Fluminense no Allianz Parque e torcer para o São Paulo vencer o Botafogo em pleno Nilton Santos. Para piorar a situação, Zubeldía indicou que o Tricolor não deve ter força máxima na última rodada.
Abel Ferreira já até falou sobre o planejamento do clube para o ano que vem, que deve ter saída de medalhões. Dudu e Rony estão muito incomodados com suas situações atuais no clube, assistiram ao jogo todo contra o Cruzeiro do banco de reservas e foram preteridos por Gabriel Menino e Lázaro, nomes que também devem deixar o Palmeiras em 2025.
Zé Rafael, que teve problemas com a torcida em 2024, e o zagueiro Naves, que busca mais minutos, são outros nomes que podem sair.
“O planejamento para 2025 está feito. Na hora certa, vocês vão saber. Todos os jogadores têm contrato. Ninguém vai embora, exceto caso queira sair”, disse Abel.
O staff de Dudu acredita que seu futuro está distante do Palmeiras. O UOL apurou que o atleta sente que suas chances foram minadas no clube após a quase saída para o Cruzeiro.
Palmeiras tem quatro prioridades no mercado da bola e terá R$ 200 milhões para gastar. O clube buscará um zagueiro, um centroavante, um atacante de lado (para substituir Estêvão) e um meia. O valor é similar ao que foi gasto nesta temporada.
PALMEIRAS TEM O PIOR ANO DA ERA ABEL, E TÉCNICO APONTA CULPADOS
Após a vitória contra o Cruzeiro, Abel apareceu na coletiva de imprensa bem abatido e lamentou o fato de o clube ter perdido tantos jogos no Allianz Parque nesse ano – das quatro derrotas em casa do Palmeiras no campeonato, duas foram na Arena Barueri (contra Inter e Athletico-PR).
“Quando faço o resumo da época toda, esse não foi aspecto [falta de eficácia]. Eu te digo qual foi: este foi o ano em que mais vezes o Palmeiras jogou fora do Allianz Parque. Sabias disso? Esse foi um dos nossos problemas este ano. Em relação à produtividade, fomos o melhor ataque em três anos seguidos, e vocês querem criticar como nós atacamos, é quem não vê o futebol como deve ver. Me dá muito gosto e muito prazer o estilo de jogo que nós temos: dinâmico, direto e agressivo. É isso que eu gosto nas minhas equipes, e é isso que elas fazem”, disse.
Se vencer o Fluminense e o Botafogo pelo menos empatar com o São Paulo, o Palmeiras se tornará o melhor vice-campeão da história dos pontos corridos (76 pontos). E foi o que Abel já disse em outros momentos: o Palmeiras é melhor do que no ano passado (quando foi campeão com 70 pontos), mas o Botafogo faz uma competição fora da curva (pode ser campeão com 79). Em 2024, o alviverde conquistou “apenas” o Paulista até agora, enquanto em outras temporadas com Abel levantou mais troféus.