Um dos dois times com 100% de aproveitamento no Campeonato Paraense 2018 – o outro é o Independente, da mesma chave -, o Paysandu não abre mão de seguir na posição privilegiada que ocupa na classificação da competição, hoje, quando recebe a visita do São Raimundo, de Santarém, a partir das 20h30, na Curuzu, em Belém. Com seis pontos em duas partidas, o Papão entra em campo mirando a soma de mais três, resultado que será dos mais importantes não só para a permanência na ponta da tabela de classificação do Grupo A1, mas também como fator de estímulo para o clássico Re-Pa do domingo (28), o primeiro do campeonato.
O São Raimundo, por sua vez, vem a Belém com a espinhosa missão de desbancar o Papão em plena Curuzu, provavelmente lotada de torcedores empolgados. O Pantera busca a reabilitação no campeonato, visto que em sua última partida caiu frente ao Bragantino (2 a 1), fora de Santarém. A equipe do Baixo-Amazonas soma três pontos na tabela de classificação.
Se do lado alvinegro existe a cobrança por uma apresentação mais convincente que a que o time teve em Bragança, pelo lado do Papão, a ordem do técnico Marquinhos Santos é para que a equipe siga em ritmo de crescimento ou “evolução física e tática”, como aponta o treinador. A goleada imposta pela equipe (4 a 2) frente ao Castanhal, no fim de semana, pode ter deixado a Fiel em estado de graça e já esfregando as mãos para o Re-Pa de domingo (28), mas, para o comandante bicolor, o time ainda tem muito a melhorar.
CONDICIONAMENTO
Inquirido, ontem, sobre o condicionamento ideal do Papão, o treinador sinalizou: “Ainda está longe, distante”, disse. Ele afirmou ter visto virtudes e erros em sua equipe na partida passada. “O que me agradou foi o nível de concentração até o momento que fizemos o quarto gol. O que não me agradou foi a desatenção após marcarmos o último gol”, ressaltou Marquinhos, referindo-se aos dois gols sofridos.
A ESTRATÉGIA DO SÃO RAIMUNDO
A experiência feita pelo técnico Vladimir de Jesus para o jogo contra o Bragantino parece não ter surtido o efeito esperado pelo treinador. Com a derrota em Bragança, o comandante do São Raimundo resolveu voltar à fórmula que começou o Parazão, quando o time santareno bateu o Cametá (3 a 2), pela primeira rodada do campeonato.
Assim, ele optou por sacar o zagueiro Ciro para o retorno de Renan, que foi o parceiro de Moisés na zaga da equipe nos amistosos de preparação para o Estadual. Esta é a única mudança para encarar o Paysandu, na Curuzu.No mais, o treinador mantém os mesmos jogadores da partida no “Diogão”. O Pantera entra em campo já conhecendo pelo menos um pouco do palco do jogo, já que o time esteve no local na última segunda-feira (22).
(Nildo Lima)