Faltam nove rodadas para o fim da Série B. Apesar de ainda serem muitos jogos, o equivalente a 25% do campeonato todo, seis clubes já parecem fazer parte de um bloco que irá disputar apenas a permanência na Série B: Brasil-RS; Juventude-RS; CRB-AL; Paysandu, Sampaio Corrêa-MA e Boa Esporte-MG.
Por mais que haja diferença muito pequena de pontuação entre as equipes, as que estão na zona já possuem 5 pontos de diferença para o São Bento-SP, com 36 pontos, primeiro fora do ‘bloco’ citado acima.
E mais: dos 20 times que disputam a Série B, os que possuem mais de 60% de chances de queda são: Boa Esporte, Sampaio Corrêa, Paysandu e Juventude, respectivamente. Curiosamente, o CRB, que está na zona, tem 57% de chances de rebaixamento.
O Boa e o Sampaio já estão com um pé na Série C, com 90% e 97% respectivamente. O terceiro time com mais chances de cair, é o Papão. O time de João Brigatti possui quase 67% de chances de cair, ou seja, o alerta precisa estar mais que ligado. Veja:

Fonte: Chance de gol
TABELA PREOCUPA
Uma das situações mais complicadas é a do Paysandu, que atualmente é o antepenúltimo do campeonato. No Z4, o Bicola tem apenas 31 pontos em 29 rodadas e sua tabela reserva times que disputam o acesso, principalmente fora de casa.
O Papão joga nesta terça-feira (02), contra o CSA-AL, que busca subir para Série A, e para a próxima rodada a disputa será contra o CRB, candidato direito a cair no lugar do alviceleste.
Ai depois vem Fortaleza – já considerado campeão virtual do torneio; Coritiba – que, apesar da campanha irregular, ainda almeja uma vaga no G4 e ganhou do Papão no 1º Turno; Vila Nova – que segue colado no G4 e venceu o Paysandu na Curuzú; Oeste – que está no meio da tabela; Guarani – que está no G4 e agora jogará em casa diante dos bicolores; e Figueirense – que também sonha em subir e receberá o Paysandu em Florianópolis-SC.
Veja os próximos jogos do Paysandu:
-02-10-2018-09-28-23.jpg)
Vale lembrar que em média 45 pontos são necessários para livrar uma equipe do rebaixamento. Se vencer todas as partidas em casa, o Paysandu chega apenas a 43 pontos. Nos últimos anos, alguns clubes foram rebaixados até com 44 pontos. Relembre:
PONTUAÇÃO DOS PRIMEIROS COLOCADOS NO Z4 DA SÉRIE B NOS ÚLTIMOS ANOS
2015: 17º – Macaé-RJ: 43
2016: 17º – Joinville-SC: 40
2017: 17º – Luverdense-MT: 44
E aí, torcedor, você ainda acredita que o Paysandu consegue se manter na Série B?
(DOL)