Cada vez mais presente dentro do futebol, a luta contra qualquer tipo de discriminação racial nos gramados brasileiros ganhou um importante apoio fora das quatro linhas, após o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues afirmar quer que clubes envolvidos em casos de racismo tanto no futebol brasileiro como nas competições da Conmebol sejam punidos com perda de pontos.
No último levantamento divulgado pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, foram registrados 53 episódios de racismo ao longo de todas as competições disputadas em 2021. Mediante a isso, América/MG, Botafogo/SP, CSA/AL, Figueirense/SC, Santa Cruz/PE e Vitória/BA terão camisas com referências ao tema em ação conjunta com a fornecedora de material esportivo Volt Sports.
Casos de Racismo: presidente da CBF sugere perda de pontos
Escravidão foi abolida mas racismo segue forte no Brasil
Gostaríamos de parabenizar o @AmericaMG, o @botafogofsa, o @CSAoficial, o @FigueirenseFC, o @SantaCruzFC e o @ECVitoria pela campanha voltada à luta contra a discriminação racial. A conscientização precisa ser diária.
Se junte à luta! ✊🏿
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) October 10, 2022
Chamada de “Consciência Negra Todo Dia”, a campanha ocorre antes dia Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, justamente com o objetivo de fazer o tema ser lembrado não apenas na data específica. Pelo Twitter, a CBF parabenizou os clubes que estão participando da ação e destacou que ” A conscientização precisa ser diária. Se junte à luta!”.
Clube do Remo lança camisa comemorativa alusiva a Copa do Mundo
Novas camisa do Clube do Remo batem recorde de vendas
Parceiro desde sua fundação, o Clube do Remo optou em não participar da ação. Conforme informação apurada pela reportagem houve a conversa com a fornecedora, no entanto os azulinos optaram em lançar a camisa com a marca Rei apenas no mês de novembro, conforme também aconteceu no ano anterior. Porém, vale ressaltar que recentemente o Leão lançou camisa alusiva a Copa do Mundo, em conjunto com sua parceira.
Em homenagem ao mês da Consciência Negra, o Clube do Remo lança a campanha #OEsporteLiberta e a camisa denominada “Realeza”.
O Rei da Amazônia acredita e luta por essa mudança, por isso, estamos trazendo na # todo o sentimento de orgulho e indignação! 🦁✊🏽✊🏾✊🏿 pic.twitter.com/m17atPjz9n
— Clube do Remo (@ClubeDoRemo) November 19, 2021
“Desde a fundação da marca, essa é uma das nossas idealizações mais especiais nesta trajetória. Em 2021, lançamos para dois clubes e foi um sucesso, tanto do engajamento do torcedor quanto do aspecto social. Neste ano, pulverizamos a ideia. Teremos diversas peças especiais para ajudar na luta contra esse problema que, infelizmente, ainda está fortemente presente na sociedade”, disse, Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt.
Produzidos em edição limitada, os mantos são inteiramente pretos. Já os escudos das equipes, localizados do lado esquerdo superior, contam com relevo e textura emborrachada. No centro, as camisas carregam o patch especial com o nome da campanha. Além disso, trazem alusões à cultura afro, com detalhes nas mangas ou na barra.
O sonho de Martin Luther King por uma sociedade mais igualitária e sem preconceito ecoa ainda nos dias de hoje.
⠀
O racismo machuca, dói, tira a liberdade e até vidas.
⠀
O nosso sonho é viver a consciência negra todos os dias, em uma sociedade com mais respeito e inclusão. [+] pic.twitter.com/FcwySSGKjn
— Volt⚡ (@SomosVolt) October 10, 2022