Os clubes da Série B aceitaram a proposta para venda dos direitos de transmissão da competição pelos próximos quatro anos. O acordo foi fechado com a Brax, após decisão unânime em reunião feita nesta quinta-feira (9), na CBF.
O contrato envolve os direitos da Série B até 2026 e renderá o pagamento de R$ 210 milhões no primeiro ano.
LEIA TAMBÉM:
Fortaleza vende 33 mil antecipados contra Cerro Porteño-PAR
Herói da Portuguesa se emociona ao relatar câncer do filho
Os valores envolvidos por temporada serão corrigidos, gerando o escalonamento a seguir, segundo a reportagem apurou:
– 2023: R$ 210 milhões
– 2024: R$ 231 milhões
– 2025: R$ 254 milhões
– 2026: R$ 279 milhões
A Brax agora tem o direito de ir ao mercado e negociar com emissoras e plataformas como será a transmissão da Série B. Um contrato com a Band é uma possibilidade, diante da proximidade entre as duas empresas.
O contrato faz com que a Brax assegure um pagamento mínimo aos clubes. Neste primeiro ano, a estimativa que cada um dos 20 participantes da Série B receba cerca de R$ 10 milhões.
A CBF se comprometeu a custear as despesas com logística na competição, o que não acontecia nos anos anteriores. Isso vai fazer com que o valor líquido na mão dos clubes seja cerca de 10% maior do que nas temporadas passadas, segundo estimativas dos dirigentes.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
LIGAS DE ACORDO
O fato de o acordo envolver os anos de 2025 e 2026 afeta os planos iniciais das ligas do futebol brasileiro. Tanto a Forte Futebol quanto a Libra tinham planos de iniciar uma venda casada dos direitos das Séries A e B a partir de 2025. Mas os dois lados acharam por bem aceitar a proposta do momento.
ALÍVIO
A assinatura do contrato é um alívio para os clubes diante da incerteza que rondava a Série B. O contrato com a Globo terminou em 2022 e rendia R$ 208 milhões por temporada.
A renovação conduzida pela Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF) não avançou e o tempo ficou curto. A CBF chegou a organizar uma concorrência para venda dos direitos, mas não atraiu investimentos satisfatórios. A Globo, por exemplo, só sinalizou com R$ 80 milhões.
Uma tentativa mais recente foi fechar diretamente com TV Brasil e Bando, mas essa hipótese tampouco se concretizou.
Aí, apareceu a proposta da Brax que gerou uma discussão e análise interna entre os clubes desde terça-feira. Hoje, todos embarcaram no projeto.
VEJA MAIS: