A partir de hoje, o torcedor do Clube do Remo entra na contagem regressiva para a esperada estreia do time no Campeonato Paraense 2019. A equipe irá defender o seu título de bicampeão estadual daqui a duas semanas, no sábado (18) – a diretoria almeja alterar o jogo para o dia 19 -, às 16h, no estádio Mangueirão, contra o Tapajós. Com o tempo relativamente curto até a data da bola rolar, a comissão técnica, ao lado da diretoria de futebol, ainda procura fechar detalhes para que o time possa se voltar inteiramente na busca pelo tricampeonato.
Um deles se trata especificamente ao fechamento do plantel. Hoje o time azulino conta com 25 atletas no grupo, ou seja com espaço a ser preenchido, conforme o planejamento da diretoria, que seria de 28 profissionais nesse primeiro semestre. Um zagueiro e um lateral-direito são as prioridades. Neguete, de 29 anos e que vinha atuando pelo Vilafranquense, de Portugal, acertou a sua vinda ao Leão, conforme fontes internas. Quanto ao ala, ainda não se chegou a um denominador comum, embora os dirigentes tenham nomes no radar. Um volante com perfil ofensivo e um centroavante também estão sendo sondados, mas sem tanta intensidade como as duas outras posições.
Contudo, as negociações não atrapalham o plano moldado pelos responsáveis do carro-chefe azulino para o começo do Estadual. “Estamos trabalhando por etapas e cada uma delas sendo de forma coesa”, disse o treinador Rafael Jaques.
Assim como parte do elenco desta temporada, que irá atuar em uma equipe expressiva pela primeira vez na carreira no Remo, o técnico azulino também é uma aposta da alta cúpula remista para 2020. Respaldado pelo bom trabalho realizado no São José-RS nas duas últimas temporadas, Jaques terá o grande desafio da sua carreira justamente no Leão. E, ao lado da equipe, o comandante, apontou algumas características que seu time irá apresentar conforme o seu aval. “Podem esperar uma equipe muito competitiva e que vai se entregar muito. As características são de uma equipe equilibrada e dinâmica e que vai lutar até o final pelos objetivos”, afirmou.
Base montada, mas nada de cadeira cativa
Amanhã (6), a pré-temporada do Remo irá se intensificar e ganhar conotação cada vez mais tática, já que o grupo irá ficar pelos próximos dez dias em Salinas em concentração, realizando treinamentos específicos até a data da abertura do Campeonato Estadual.
Acontece que o time já se adiantou em tal quesito, vide os dois jogos amistosos contra o Castanhal, o que criou um esboço de um time titular. Mesmo adiantado, o treinador Rafael Jaques fez questão de deixar claro que o time ainda não está fechado. “Dependo muito do rendimento dos jogadores nesta pré-temporada. Tive uma resposta muito boa até aqui, mas ainda temos tempo para observação e decidir”, ponderou.
Apesar do mistério, fato é que a onzena já possui uma base, como é o caso da manutenção do goleiro Vinícius, da presença da dupla de zaga composta por Rafael Jansen e Fredson, ao lado de Eduardo Ramos no meio-campo. Para Fredson, remanescente da temporada passada e destaque, especialmente na reta final de 2019, o trabalho não pode parar. “Um time quase novo e que tem qualidade para render. Temos que trabalhar, nos esforçar no dia a dia e nos adaptar em um novo estilo de jogo”, comentou.
Pratas da casa confiantes em uma boa temporada

Depois de uma temporada interessante realizada pela base azulina no profissional, os jovens valores do Clube do Remo aparecem com destaque na pré-temporada. Alguns, inclusive, cotados de antemão para brigar por uma posição no time principal, como é o caso do meia Lailson. O jogador deixou boa impressão no ano passado e, dessa maneira, seguiu prestigiado com a troca na comissão técnica.
Assim como o meia, o atacante Wallace é um dos que figuram nesse meio. O ofensivo já deixou uma boa impressão antecipada ao professor, ao ter marcado o gol do empate em 1 a 1, no primeiro amistoso realizado contra o Castanhal, no último dia 29 de dezembro, no estádio Maximino Porpino.
O volante Ariel Pingo, apontado como a principal revelação da base em 2019, sendo constantemente elogiado pelos treinadores Marcio Fernandes e Eudes Pedro, também irá brigar por uma sequência, agora sob a supervisão e Rafael Jaques. “É uma tarefa em que me sinto preparado. Venho trabalhando forte e se surgir à oportunidade sei que posso agarrar da melhor forma possível”, disse o jovem.