O processo de montagem do elenco azulino, que só deve estar completo e com todos treinando em campo na segunda quinzena de janeiro do ano que vem, pode impedir um dos objetivos da comissão técnica nessa fase de preparação: o de realizar jogos amistosos para melhor preparar e testar a equipe. Com a base que ficou do ano passado, os garotos do sub-20 e os dois jogadores contratados e que já se apresentaram, o elenco continua pequeno e em fase muito inicial de pré-temporada – hoje será apenas o terceiro dia de treinos com bola -, a expectativa por amistosos pode não ser correspondida ou diminuir a quantidade de partidas.
“A gente até colocou o nosso planejamento em dezembro mesmo para conseguir fazer algum jogo-treino, algo parecido, mas por enquanto ainda está inviável. Acho que a gente ainda não está com pelo menos os 11 iniciais aqui para iniciar o trabalho. Vamos ver, dentro da semana o que vai surgindo, as possibilidades vêm aparecendo pra ver se a gente consegue fazer”, confirmou o técnico Rodrigo Santana.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Clube do Remo já tem possível time para estreia em 2025
- Técnico do Clube do Remo pede contratações rápidas e certas
- Rodrigo Santana quer Remo “protagonista” em 2025
CHEGADA DE REFORÇOS EXIGE TEMPO DE PREPARAÇÃO
Segundo o treinador azulino, a chegada dos reforços que vêm da Série B demandará um tempo a mais para o começo dos treinos, tempo que os jogadores tiveram semana passada para exames médicos e avaliações físicas, o que pegaria mais um período que poderia ser reservado a jogos testes. Mas, Santana deixou claro que não descarta a realização de amistosos, em especial para ver os garotos que estão subindo para o elenco profissional. “Acredito que na primeira semana de janeiro, eles retornando após o ano novo, a gente fica uns quatro, cinco dias fazendo exames. Eu vou ter praticamente uma semana pra estreia da competição, então está muito em cima. Se houver essa possibilidade em dezembro pra colocar essa rapaziada que já está aqui em campo, até dar uma observada nos meninos dos juniores, que a gente vai ter maior atenção, maior carinho com eles”, Rodrigo Santana.
Quer mais notícias do Clube do Remo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
PREPRADOR FÍSICO DESTACA BENEFÍCIOS DE AMISTOSOS
Novo preparador físico do Remo, Jonas Neves salientou os benefícios de amistosos nesse momento de preparação, mas com o cuidado de se conseguir adversários do mesmo nível. “Eu acho muito importante para a gente poder disputar amistosos. O treino condiciona muito, mas tem o ajuste fino que só vem com o jogo. Tem a necessidade de a gente fazer amistosos que não sejam com adversários muito fracos, não seria tão relevante. Valeria mais a pena a gente continuar treinando entre a gente com um grupo mais encorpado do que fazer alguns amistosos com adversários muito fracos, que não pode se exigir nem mentalmente, nem taticamente e nem fisicamente”.
Esse alinhamento com a base, garante Santana, passará pela qualidade e não pela obrigação. Se os garotos mostrarem condições, ficarão e brigarão por espaço. Caso contrário, terão mais tempo para se prepararem. “A gente também não pode atrapalhar esse trabalho de transição dos profissionais. A gente está tendo muita atenção nessa integração da base com o profissional. Se houver a possibilidade de chegar a um número de jogadores suficiente, a gente faz. Caso contrário, a gente vai optar por segurar um pouco”, finalizou o técnico remista.