Considerado como uma joia dentro do estádio Baenão, por conta de lesão sofrida ainda no último mês de maio, por ocasião do jogo contra o Floresta-CE, no estádio, já se sabe que o atacante Ronald está fora dos planos do técnico Paulo Bonamigo para o decorrer da temporada, pois só deverá retornar aos gramados no ano de 2023. Entretanto, as etapas de recuperação do atleta já foram iniciadas.
Em nota divulgada pelo Clube do Remo, através de suas redes sociais, o departamento médico azulino informa que o atacante Ronald foi submetido a procedimento cirurgico na na última quinta-feira (16), por ocasião da lesão sofrida no ligamento cruzado anterior joelho esquerdo. A cirurgia realizada foi de reconstrução ligamentar no joelho esquerdo e conduzida pelo chefe do dm do Remo, dr. Jean Klay.
Clube do Remo publica vídeo em apoio ao atacante Ronald
Momento em que Ronald sofre a lesão ao longo do jogo entre @ClubeDoRemo e @florestaec, no último domingo, no estádio Baenão. pic.twitter.com/1Hh8VjeJ0s
— Magno Fernandes (@Cf27Magno) May 31, 2022
Segundo o médico azulino, a cirurgia foi realizada com sucesso. “O atleta Ronald sofreu o entorse na partida diante do Floresta, cursando com dor intensa e derrame articular, chamada de Hemartrose. Em função disso foi feito primeiro um tratamento para aliviar os sintomas, sendo realizado punção articular para retirar esse excesso de sangue que tinha no joelho, medicações e fisioterapia”, explicou.
Vale lembrar que em 2020, Ronald sofreu uma fratura na clavícula que o deixou fora dos gramados por 3 meses. Desta vez, todo o trabalho de recuperação no atleta está sendo realizado de forma mais minuciosa, principalmente a etapa pré-operatória que foi preciso “esfriar o processo inflamatório”, conforme detalha o médico do Clube do Remo.
Médico do Remo explica lesão que tirou Ronald da temporada
“Dentro do Nasp foi feita a primeira fase de reabilitação, que é voltada para diminuir a resposta inflamatória, visto que a realização da cirurgia nesta fase, implicaria em um risco aumentado dele evoluir com uma complicação extremamente indesejável chamada de artrofibrose. Com isso seguimos com a conduta de “esfriar” o processo inflamatório. Sendo assim a cirurgia só poderia ser programada após alcançarmos as metas desta primeira fase que eram recuperação do movimento, redução do edema e controle efetivo da dor”, disse.
O departamento médico do Clube do Remo informa que o atacante Ronald foi operado em virtude da lesão ligamento cruzado anterior joelho esquerdo, que sofreu durante a partida contra o Floresta. https://t.co/kCvGzv1T01
— Clube do Remo (@ClubeDoRemo) June 19, 2022
Apesar de ser uma grave lesão, a cirurgia foi realizada com bastante êxito, sem que Ronald viesse a ter qualquer tipo de incômodo que pudesse atrapalhar as etapas de tratamento. Ainda de acordo com a nota divulgada relatada pelos azulinos, o atacante teve toda a parte dos ligamentos do joelho, reconstruída, no qual foi festejada com êxito pelos médicos.
Atacante Ronald, do Clube do Remo, está fora da temporada
“Felizmente as metas foram alcançadas em 2 semanas, fato que possibilitou que a cirurgia pudesse ser realizada na última quinta-feira. A cirurgia é considerada como a segunda etapa do tratamento. Sobre a cirurgia realizamos a reconstrução de 2 ligamentos, cruzado anterior e anterolateral. Ficamos satisfeitos com a cirurgia”, detalhou, Jean Klay.
Passada a etapa cirúrgica, Ronald já teve início ao trabalho pós-operatório. Conforme informação já antecipada pelo DOL, o período para que ele retorne aos gramados e voltar a disputar jogos pelo Leão Azul Paraense, está estimado em torno de oito meses. Nesse tempo, o médico informa que ele passará por várias fase até a recuperação total da lesão.
“Agora vamos para a terceira fase que é a reabilitação pós-operatória. Essa fase é dividida em várias etapas, nessa primeira é a recuperação do movimento, controle da dor, ativação muscular e a partir daí a gente vai avançando nas demais fases. O tempo estimado de retorno ao esporte é de 8 (oito) meses a partir da cirurgia”, finalizou.