As expectativas estavam em alta em Belém, capital do estado do Pará, à medida que o Brasil definia suas cidades-sede para a candidatura da Copa do Mundo Feminina de 2027. No entanto, apesar de ter sido considerada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a cidade acabou ficando de fora da lista final de cidades que irão compor a proposta brasileira para sediar o torneio.
O anúncio foi feito pela CBF na última sexta-feira (29), que além de definir as dez cidades indicadas também apresentou a documentação oficial que deve ser submetida à FIFA até 8 de dezembro de 2023. O documento contém informações sobre cidades, estádios, centros de treinamento e hotéis.
CONTEÚDO RELACIONADO
Belém pode sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino
São Paulo pode jogar no Mangueirão em 2024; entenda!
Basquete paraense celebra escolha do pré-olímpico em Belém
Das 12 cidades que sediaram a Copa do Mundo Masculina de 2014 no Brasil, todas foram consideradas para o projeto da Copa do Mundo Feminina de 2027, com exceção de Natal e Curitiba.
As cidades escolhidas são:
1. Belo Horizonte2. São Paulo3. Rio de Janeiro4. Porto Alegre5. Brasília6. Cuiabá7. Salvador8. Recife9. Fortaleza10. Manaus
Sete das cidades já têm estádios indicados:
– Maracanã (Rio de Janeiro)- Arena Fonte Nova (Salvador)- Arena Pantanal (Cuiabá)- Arena Castelão (Fortaleza)- Arena da Amazônia (Manaus)- Mané Garrincha (Brasília)- Arena Pernambuco (Recife)
Em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte há mais de uma opção de estádio, com a tendência de que a Neo Química Arena, do Corinthians, seja escolhida na capital paulista, o Beira-Rio, do Internacional, tenha preferência em Porto Alegre, e o Mineirão seja o favorito em Belo Horizonte.
Quer saber mais informações sobre futebol? Acesse o nosso canal no WhatsApp.
Outros detalhes importantes da proposta brasileira incluem a sugestão de que a final seja realizada no icônico Maracanã, repetindo o palco das decisões masculinas de 1950 e 2014. Além disso, a abertura da competição deve ocorrer no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Centro de Mídia, por sua vez, deve ser localizado em São Paulo.
OUTRAS CANDIDATURAS
O Brasil está competindo com outras três candidaturas para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027: África do Sul, EUA/México e Alemanha/Bélgica/Holanda. Representantes da FIFA realizarão visitas aos concorrentes em fevereiro de 2024, e o vencedor será escolhido durante o Congresso da FIFA em 17 de maio de 2024, na Tailândia.
A Copa do Mundo Feminina de 2027 seguirá o mesmo formato da edição de 2023, com 32 seleções divididas em oito grupos de quatro equipes na fase inicial, avançando para as oitavas de final as duas melhores equipes de cada grupo. O torneio contará com 64 partidas no total.
REQUISITOS PARA ESTÁDIOS
A FIFA estabeleceu requisitos específicos para os estádios da competição, incluindo capacidades mínimas para espectadores. A abertura e a final deverão ocorrer em estádios com pelo menos 65 mil lugares, enquanto as semifinais exigirão uma capacidade mínima de 40 mil espectadores. Para jogos da fase de grupos até as quartas de final, a capacidade mínima será de 20 mil espectadores.
O Brasil, com sua rica tradição no futebol, está ansioso para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027, e as cidades-sede estão prontas para proporcionar uma experiência inesquecível para os fãs e as seleções participantes. O país aguarda com expectativa o resultado da candidatura e a oportunidade de mostrar ao mundo o seu amor pelo futebol feminino.
VEJA MAIS: