Na última sexta-feira (24), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o dia 23 de abril como a data de início do Campeonato Brasileiro da Série C 2023, conforme estava previsto no calendário de competições da entidade. No entanto, a demora em realizar o Conselho Arbitral da competição nacional deve adiar o início da Terceirona para maio.
Somente nesta semana, a CBF decidiu convocar os 20 clubes que irão disputar a Série C do Campeonato Brasileiro de 2023 para a reunião do CA, que ocorrerá de modo virtual nesta sexta-feira (3). No encontro, devem ser definidos o regulamento e a fórmula de disputa da Série C, além de apresentar ao menos um esboço da tabela básica da primeira fase do certame nacional.
LEIA TAMBÉM:
CBF define qual a bola será usada na Série C do Brasileiro
CSA: vitória sobre a Tuna vira trunfo para duelo contra CRB
O motivo do adiamento é uma regra do Estatuto do Torcedor, que exige que a tabela e o regulamento das competições sejam divulgados no site oficial da CBF em um prazo não inferior a 60 dias antes do início do torneio, algo que torna inviável o começo no dia 23 de abril e o joga para, no mínimo, o dia 6 do mês seguinte, uma vez que a publicação do que for decidido nesta sexta só deverá ocorrer na próxima segunda-feira (6).
O Estatuto do Torcedor prevê que as tabelas dos campeonatos precisam ser divulgadas com 60 dias de antecedência.
Faltam 53 dias pra Série C e nada.
Hoje completam os 60 dias pra Série D. E nem sinal dos grupos. Veremos se cumprem o prazo até meia-noite.
— Última Divisão (@ultimadivisao) March 1, 2023
Um possível efeito negativo dessa mudança de datas será o fato de deixar alguns clubes ociosos por quase um mês, uma vez que a maioria dos campeonatos estaduais têm encerramento programado para a primeira quinzena de abril. Sem falar nas equipes que podem ser eliminadas precocemente dos regionais, como foi o caso do CSA-AL, que já está fora da etapa decisiva do Campeonato Alagoano.
No que diz respeito à fórmula de disputa da Terceirona, a expectativa é que a estrutura adotada em 2022 seja mantida para a atual temporada, ou seja, com a realização de uma primeira fase em turno único, com 19 rodadas, ao fim da qual os últimos quatro colocados serão rebaixados, enquanto que as oito melhores seguirão na disputa pelo acesso à Série B.
Na segunda fase, as oito equipes classificadas serão divididas em dois grupos, que terão confrontos de ida e volta entre os times. Os dois melhores de cada chave sobem de divisão e os campeões dos grupos decidirão o título da competição, em uma final com jogos de ida e volta.
VEJA TAMBÉM: