Enquanto a Copa Verde na atual temporada é aguardada pelos clubes que irão participar da disputa, que nesse ano será corrida, realizada em menos de 30 dias, para terminar antes da Copa do Mundo no Catar, a edição de 2023 da competição segue a “tradição” dos últimos anos e se torna uma verdadeira incógnita no calendário esportivo nacional.
Prevista para ser divulgada com todos os seus detalhes na última segunda-feira (17), conforme ofício publicado dia 21 de setembro pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o departamento de competições da entidade não cumpriu o prazo estabelecido e tanto a Copa Verde quanto a Copa do Nordeste seguem em completas indefinições.
A @CBF_Futebol confirmou na noite desta quarta-feira (21), as datas do calendário do futebol brasileiro em 2023.
Com mais tempo para a pré-temporada, os estaduais iniciam no dia 15 de janeiro e as competições nacionais no mês de abril e a @sigaCopaVerde definição em outubro. pic.twitter.com/FNxqrbOdGX
— Magno Fernandes (@Cf27Magno) September 22, 2022
No entanto, uma reunião na sede da CBF, no Rio de Janeiro-RJ, está marcada para o próximo dia 25 de outubro, conforme informa ao DOL, o presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul. Na ocasião, existe há a expectativa de que seja apresentado pela entidade nacional o calendário com as datas e o regulamento específico da competição regional.
LEIA TAMBÉM:
Parazão 2023: FPF prevê congresso técnico para novembro
CBF divulga calendário de competições na temporada 2023
Parazão 2023 já tem data prevista para começar. Saiba!
Paysandu e Tuna já sabem quando estreiam na Copa Verde
“Estou indo para a CBF e entre os dias 24 e 25 teremos diversos assuntos a serem discutidos. Creio que um deles será tema de algumas destas reuniões que teremos na próxima semana. Ainda não nos foi passado de forma exata, mas eu tenho minha pauta pessoal, e a Copa Verde é uma delas. E esteja certo disso: A CBF abraçou a Copa Verde”, relatou o presidente da FPF, à reportagem.
CAMPEÕES DA COPA VERDE:
🏆 Brasília (2014)
🏆 Cuiabá (2015)
🏆 Paysandu (2016)
🏆 Luverdense (2017)
🏆 Paysandu (2018)
🏆 Cuiabá (2019)
🏆 Brasiliense (2020)
🏆 Remo (2021) pic.twitter.com/YUNbqjKa2c
— Copa Verde (@sigaCopaVerde) December 11, 2021
Conforme informações de bastidores, a próxima edição poderá acontecer ainda no primeiro semestre do ano. Neste ano de 2022, os representantes paraenses serão Paysandu (que busca o tricampeonato regional) e Tuna Luso Brasileira (estreante na competição). Atual campeão do torneio, o Clube do Remo abdicou de participar pois havia desfeito todo o elenco, após ser eliminado da Série C.
Criada em 2014, com o intuito de promover clubes do Norte, Centro Oeste e mais o estado do Espirito Santo, a Copa Verde teve como seu primeiro campeão o Brasília-DF, em decisão contra o Paysandu, e garantiu vaga na Copa Sul-americana. Após mudanças realizadas, desde o ano de 2017, o campeão da garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil e recebe premiação de R$ 1.9 milhão.