O futebol paraense tem um novo imbróglio a ser resolvido quase um mês após o fim do Campeonato Estadual e isso pode mudar a classificação final dos times.
Com a vitória do Paragominas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), obtida nesta quinta-feira (28), o Campeonato Paraense de 2022 pode ter significativas mudanças na classificação geral e final do Estadual, que foi encerrado no dia 6 de abril.
Com a vitória obtida na justiça, o Paragominas evita a queda para a Segundinha do Parazão e joga o Bragantino para a zona do rebaixamento. Em decorrência da irregularidade do meio-campista Hatos, o Tubarão perderia todos os seus pontos obtidos em campo e se juntaria ao Amazônia Independente, que jogam a Segunda Divisão, em 2023.
Outro clube que pode ser punido é o Águia de Marabá: o Azulão perderia sete pontos pela irregularidade do jogador Guga e com isso ficaria com 11 dos 19 pontos somados, em todo o campeonato. Isso tiraria a vaga do clube no Campeonato Brasileiro da Série D, que cairia no colo do Castanhal, 5º colocado, com 14 pontos.
De acordo com o advogado e especialista em direito desportivo, André Cavalcante, a decisão de hoje serve apenas para julgar o mérito denunciado pelo Paragominas.
“A decisão apenas manda julgar a referida denúncia. A decisão do STJD é apenas para apreciação e julgamento da denúncia originada pela notícia de infração do Paragominas”, informa.
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PA), Mário Célio Alves, a entidade irá se manifestar após notificação do STJD. “O caso é sobre o pedido de julgamento do clube que fez o pedido após o horário solicitado e por isso foi considerado intempestivo”, declara.