O Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) exigiu, no início da noite desta terça-feira (8), a suspensão do Campeonato Paraense 2022, após denúncia feita pelo Paragominas contra o Bragantino, que teria utilizado o atleta Hatos Arthirso da Silva Vida de maneira irregular durante toda a fase classificatória.
No Parazão de 2021, o atleta foi expulso e julgado, quando atuava pelo Itupiranga. Ele também participou da Segundinha do mesmo ano jogando pelo Cametá, onde não cumpriu a suspensão. O jogador doi escalado após punições aplicadas nos autos do Processo nº 031/2021, sem cumprimento das penalidades impostas a ele.
Com isso, os jogos das quartas de final do estadual, que teriam início nesta quarta-feira (9), estão todos suspensos, até tudo ser resolvido. Caso o Bragantino seja punido, pelo artigo 214 Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), pode sofrer perda dos pontos conquistados nas partidas em que Hatos atuou, além de mais três pontos. Além disso, uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil por jogo.
Ao término da primeira fase do Campeonato Paraense, o Paragominas terminou na penúltima colocação geral com apenas 7 pontos conquistados. Se o Tubarão do Caeté perder os pontos, o Jacaré se salva do rebaixamento e o Itupiranga entraria nas quartas de final e iria encarar o Clube do Remo. O julgamento está previsto para o dia 15 de março, na próxima terça-feira.