Ícone do site Rádio Clube do Pará

Campeonato Paraense de 2023 homenageará Direitos Humanos

Com a aproximação da temporada de 2023, o futebol paraense já começa a se planejar para as suas próximas disputas, sendo que a primeira a ser realizada, será o bom e velho Campeonato Paraense. E paralelo aos confrontos que serão realizados, no qual também irá alimentar a eterna rivalidade da dupla Re x Pa, a competição terá pela primeira em sua história, uma forte campanha no combate ao preconceito.

Marcado para iniciar no dia 15 de janeiro e terminar dia 9 de abril, a próxima edição do Parazão irá destacar diversos temais sociais com ênfase no respeito, inclusão e combate ao preconceito – gênero, raça, orientação sexual, religião, pessoa idosa ou com deficiência, conforme destaca o blog Lei em Campo, do jornalista e advogado, Andrei Kampff, no site Uol/Esportes.

Leia também:

Ricardo Gluck Paul é eleito o novo presidente da FPF

Campeonato Paraense 2023 terá VAR, afirma Ricardo Gluck Paul

Parazão 2023 já tem data prevista para começar; saiba detalhes!

Futebol Paraense inova e terá estadual temático, combatendo preconceito. Conscientização é primeiro passo para reforçar que esporte e direitos humanos não se afastam jamais.

Na coluna https://t.co/cxSUnHA7Kk

— Andrei Kampff (@AndreiKampff) October 28, 2022

De acordo com a publicação, durante todo o campeonato, em rodada a rodada, serão realizadas ações de marketing e comunicação sobre temas como machismo, homofobia, xenofobia, sexismo, etarismo, misoginia e capacitismo. Conforme destaca o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, a luta contra a discriminação precisa ser citada com devida importância dentro do futebol.

“Entendemos que o futebol precisa assumir protagonismo na luta contra todas as formas de preconceito. O extraordinário poder de engajamento de nossas competições precisa servir para o melhoramento da nossa sociedade”, afirmou o dirigente que recentemente foi eleito para comandar a entidade e que terá no próximo ano, o primeiro campeonato estadual da primeira divisão, sob sua gestão.

Ainda para o blog, a advogada especialista em direitos humanos, Alessandra Ambrogi, destaca a ação promovida pela Federação Paraense de Futebol. “Feliz e atinente à função social do Esporte, a Federação Paraense do Futebol lança a campanha do Campeonato de 2023, ecoando a força do futebol para o combate do racismo e demais preconceitos”, afirmou.

Cuidar da sua saúde é um gesto valioso. Previna-se!

Mês de Outubro, mês do Outubro Rosa. 💓💕💗#outubrorosa #FPF#PorUmFuteboleUmaSociedadeAntirracista pic.twitter.com/9RsBPZudOt

— FEDERAÇÃO PARAENSE DE FUTEBOL (@FPFPARA) October 7, 2022

Para desenvolver as ações tanto no início, como no meio e ao fim da partida. A FPF irá realizar uma ação de marketing específica para lançar o tema da rodada, que serão impulsionados pelas redes sociais da entidade estadual e dos clubes participantes do campeonato. Parcerias com instituições de ensino superior do estado do Pará para promover seminários acadêmicos relacionados aos temas de cada rodada, também deverão ser firmadas.

O Campeonato Paraense 2023 será disputado por 12 clubes, sendo realizado em 14 datas, das quais oito delas em fase de classificação e seis em fase final. Na primeira fase, as rodadas ocorrem aos finais de semana, quando os eixos temáticos serão lançados. Daí então, entre uma rodada e outra, haverá uma janela de uma semana, período esse que será utilizado para explorar a temática por meio de ações específicas a seguir:

Rodada 1 – Eixo temático: racismo / Tema específico: genocídio da população negra;

Rodada 2 – Eixo temático: machismo / Tema específico: machismo-estruturado;

Rodada 3 – Eixo temático: sexismo / Tema específico: desigualdade no mercado de trabalho;

Rodada 4 – Eixo temático: misoginia / Tema específico: violência contra mulher;

Rodada 5 – Eixo temático: xenofobia / Tema específico: preconceito contra o índio;

Rodada 6 – Eixo temático: homofobia / Tema específico: LGBTfobia;

Rodada 7 – Eixo temático: etarismo / Tema específico: preconceito contra idoso;

Rodada 8 – Eixo temático: capacitismo / Tema específico: preconceito contra o portador de deficiência;

Quartas de final – Racismo no futebol;

Semifinal – Homofobia no futebol;

Final – direitos humanos e o combate aos preconceitos.

Veja Também:

 











|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



 

 











|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



 

 











|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



 

Read More

Sair da versão mobile