Ícone do site Rádio Clube do Pará

Brasil nunca perdeu em estreia de Copa do Mundo

Créditos: Divulgação/CBSB

A caminhada brasileira rumo ao pentacampeonato nas areias começa nesta sexta-feira (28). Invicta há 29 partidas, a Seleção Brasileira enfrenta o Taiti, atual vice-campeão mundial, a partir das 19h30 (horário de Brasília), no Estádio de Nassau, em jogo da primeira rodada do Grupo D da Copa do Mundo FIFA Bahamas 2017, que será disputada até o dia 7 de maio, com transmissão ao vivo pelo SporTV e pela TV Bandeirantes para todo o país.

No retrospecto entre as seleções, dois jogos e duas vitórias verde-amarelas (7 a 7 no tempo normal e 1 a 0 nos pênaltis, na disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo 2013 e 10 a 4 na Copa Intercontinental Dubai, ano passado). Bruno Xavier, artilheiro do grupo com 150 gols, prega respeito aos rivais e destaca a importância de ter paciência nessa estreia.

– Temos três decisões nessa primeira fase. É esse o nosso pensamento. Em Copa do Mundo precisamos encarar cada jogo como uma final. O Taiti é uma das forças da competição, vem de ótimas campanhas em Mundiais e merece todo o respeito. Temos que tentar ditar o ritmo do jogo, ter paciência, tranquilidade e colocar o nosso coração em quadra. É uma estreia, sempre um jogo mais nervoso, cercado de um pouco mais de tensão, mas estamos bem preparados – afirmou o capixaba, que tem 150 gols com a camisa amarelinha.

Com 498 vitórias em sua história, o Brasil pode chegar a 500 triunfos nas areias do Caribe. O confronto diante dos polinésios será ainda mais especial para três jogadores: o goleiro Rafael Padilha, o defensor Filipe e o atacante Lucão são os únicos ‘calouros’ do grupo em Copa do Mundo FIFA. Ansiedade que se mistura à expectativa e à confiança numa boa competição.

– É a realização de um sonho e, claro, uma enorme responsabilidade. Estou muito feliz por estar aqui e confiante de que temos tudo para fazer uma grande Copa. Temos uma equipe bem equilibrada, jogadores mais experientes e jovens que também já são bastante rodados, 12 jogadores do mesmo nível e fizemos uma excelente preparação. Todo mundo queria estar aqui e chegou a hora. Vamos fazer de tudo para voltar para o Brasil com o título – frisou Lucão.

O atacante Bokinha é o único desfalque da equipe, cumprindo suspensão após ter sido expulso nas Eliminatórias Conmebol, em fevereiro. O Brasil é cabeça de chave do Grupo D, onde estão ainda a Polônia (campeã das Eliminatórias da Europa) e Japão.

Desde que Gilberto Costa assumiu o comando, em janeiro de 2016, a Seleção Brasileira vem em uma sequência de seis títulos internacionais (Sul-Americano, Mundialito Cascais, Mundialito Santos, Copa Intercontinental, Copa América e Eliminatórias). Neste período, a equipe marcou 234 gols (média superior a 8 por jogo) e sofreu apenas 64 (2,2 por partida), derrotando algumas das principais forças da modalidade como Rússia (bicampeã mundial), Paraguai, Japão, Irã, Taiti (atual vice-campeão mundial), Portugal (atual campeão mundial), Polônia (campeã das Eliminatórias da Europa) e Itália.

TABELA DA COPA DO MUNDO BAHAMAS 2017

Grupo D – Brasil, Taiti, Japão e Polônia

28/04 – BRASIL x Taiti – 19h30 (horário de Brasília) / SporTV e TV Bandeirantes
30/04 – Polônia x BRASIL – 19h30 (horário de Brasília) / SporTV e TV Bandeirantes
02/05 – BRASIL x Japão – 19h30 (horário de Brasília) / SporTV e TV Bandeirantes
04/05 – Quartas de finais
06/05 – Semifinais
07/05 – Final

CONVOCADOS

1 – Mão (Grupo União/Beach Soccer/ES)
2 – Fernando DDI (Krylya Sovetov/RUS)
3 – Filipe (Delta Saratov/RUS)
4 – Catarino (Vasco da Gama/RJ)
5 – Daniel Zidane (Lokomotiv Moscou/RUS)
6 – Lucão (Vasco da Gama/RJ)
7 – Bokinha (Vasco da Gama/RJ)
8 – Bruno Xavier (CTM/Beach Soccer/ES)
9 – Rodrigo (Botafogo/RJ)
10 – Datinha (Sampaio Corrêa/MA)
11 – Mauricinho (Vasco da Gama/RJ)
12 – Rafael Padilha (Vasco da Gama/RJ)

COMISSÃO TÉCNICA

Coordenador Técnico: Júnior Negão
Técnico: Gilberto Costa
Assistente Técnico: Francisco ‘Chicão’ Castello Branco
Preparador Físico: Fábio Costa
Preparador de Goleiros: Fabrício Santos
Fisioterapeuta: Murilo Dias
Médico: Dr. Renato Kuntz
Supervisor: Pablo Moraes

(Via site CBF)

Sair da versão mobile