O Botafogo anunciou oficialmente o destrato com o técnico Artur Jorge há exatos um mês, no dia 3 de janeiro. Desde então, o time tem sido comandado pelo interino Carlos Leiria, do sub-20. A reboque da saída do treinador lusitano, também deixaram o clube 14 jogadores, perdas estas que tiveram peso e ficaram evidentes na derrota por 3 a 1 para o rival Flamengo, na Supercopa Rei do Brasil, neste domingo (2).
O Alvinegro agora vira o foco para a disputa de outro título: a Recopa Sul-Americana, onde chegará pressionado. Campeão da Libertadores, o Glorioso enfrentará o Racing (Argentina), campeão da Copa Sul-Americana. Os duelos ocorrem dias 20 (Argentina) e 27 de fevereiro (Nilton Santos).
Leia Mais:
- Vídeo: Neymar dá assistência no 1º treino com o elenco do Santos
- Botafogo mira Tite para comandar equipe em 2025
- Neymar chega de helicóptero ao Santos no 1º dia de treinos
- Flamengo vence o Botafogo e fatura Supercopa Rei
No Campeonato Carioca, a campanha é irregular até o momento. O Botafogo está em sexto, fora da zona de classificação, com nove pontos. O Alvinegro, porém, só escalou o elenco principal em um jogo, na rodada passada, na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense.
Até aqui, deixaram o Botafogo os seguintes jogadores: Luiz Henrique (Zenit-RUS), Almada (Lyon-FRA), Adryelson (Anderlecth-BEL), Gatito Fernández (Cerro Porteño-PAR), Tiquinho Soares (Santos), Júnior Santos (Atlético-MG), Tchê Tchê (Vasco), Eduardo (Cruzeiro), Carlos Alberto (Sport), Pablo (Flamengo), Marçal (sem clube), Óscar Romero (sem clube), Hugo (Vitória) e Rafael (se aposentou).
Destes, dois foram negociados por empréstimo pelo Alvinegro: o atacante Tiquinho Soares e o lateral-esquerdo Hugo.
Por outro lado, chegaram o atacante Artur (Zenit-RUS) e o goleiro Léo Linck (Athletico-PR). O clube, no entanto, já tem acordos com o zagueiro David Ricardo (Ceará) e com o volante Wendel (Zenit-RUS). Este último, todavia, só chega no meio do ano.
Pressionado, o interino Carlos Leiria admitiu que algumas peças fazem falta, como Luiz Henrique, e preferiu valorizar os jogadores atuais do elenco.
Luiz Henrique foi um jogador extremamente importante, mas prefiro falar dos jogadores que estão aqui e que vão seguir o trabalho conosco durante a temporada. Carlos Leiria, técnico interino do Botafogo.